Em um confronto que promete ser marcado pela intensidade e busca por afirmação na reta final do Campeonato Brasileiro, Grêmio e São Paulo se enfrentam hoje, às 19h, em Porto Alegre, em jogo válido pela 28ª rodada. Enquanto o Tricolor Gaúcho tenta se reerguer e manter a força de seu mando de campo, o Tricolor Paulista, embalado pelo retorno de peças importantes, mira a aproximação do G-6 para garantir uma vaga na próxima Copa Libertadores.
O histórico recente do duelo aponta um forte domínio gremista na capital gaúcha, onde o time venceu sete dos últimos oito confrontos pela Série A. A última vitória paulista em Porto Alegre pelo Brasileirão ocorreu em 2020.
O técnico gremista Mano Menezes tem a missão de definir o ataque para a partida, em meio a uma acirrada disputa por duas vagas nas pontas. A busca por um encaixe ideal ganhou força após a lesão de Willian e as constantes trocas promovidas pelo treinador. Nomes como Alysson, Amuzu, Aravena, Cristian Olivera e Cristian Pavon concorrem por um lugar no time titular.
No jogo-treino contra o Brasil de Pelotas no último sábado, Amuzu agradou com gol e movimentação pela esquerda, sendo cotado para iniciar a partida, com Alysson escalado na direita no esboço inicial. Mano já havia defendido a sequência de Pavon, elogiando sua eficiência na marcação, mas a insatisfação de Kike Olivera, que busca espaço pensando na Copa do Mundo de 2026, e a incerteza sobre Aravena, que voltou da Data Fifa com desconforto muscular, aumentam as dúvidas na linha de frente.
Aravena chegou a treinar como “falso 9” nas últimas semanas, diante da escassez de centroavantes. A equipe gaúcha ocupa o 13º lugar da competição, com 33 pontos.
Pelo lado do São Paulo, o técnico Hernán Crespo ganha um importante reforço: o zagueiro Ferraresi, que retornou na manhã de terça-feira aos treinos após defender a seleção venezuelana em amistoso contra a Argentina, nos Estados Unidos. O venezuelano foi titular por 90 minutos na derrota de sua equipe e se juntou ao elenco no CT da Barra Funda. O Tricolor Paulista, oitavo colocado com 38 pontos, realizou exercícios coordenativos, de mobilidade e velocidade, seguidos por um treino de fundamentos técnicos e posse de bola.
Crespo comandou um trabalho tático de 11 contra 11, ajustando variações visando o confronto em Porto Alegre. A preparação foi encerrada na tarde de ontem, com o último treino antes do embarque para o Rio Grande do Sul, onde o São Paulo tentará quebrar a hegemonia gremista e somar pontos cruciais para subir na tabela e realizar o sonho de garantir uma vaga na Libertadores.
Jogo acontece na Arena do Grêmio, a partir das 19h, pela 28ª rodada
•Gremistas ganharam sete dos últimos oito confrontos jogando em Porto Alegre contra os são-paulinos