Protagonistas de grandes confrontos nos últimos anos, Botafogo e Palmeiras duelam neste domingo (17), às 20h30, no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar da eliminação recente na Copa do Brasil, o Verdão vive um bom momento. O time bateu o Universitario, do Peru, por 4 a 0 jogando em Lima no jogo de ida das oitavas da Copa Libertadores na quinta-feira (14) e está praticamente classificado.
No Brasileirão, a fase também é boa. A equipe de Abel Ferreira vem de quatro vitórias nos últimos cinco jogos e está na terceira posição, com 36 pontos, mas com um jogo a menos.
A delegação do Palmeiras chegou apenas no fim da manhã desta sexta-feira (15) no Brasil e realizou atividade na Academia de Futebol. Com a vaga encaminhada às quartas de final da Conmebol Libertadores, o Verdão realizou um trabalho com reservas no gramado. Bruno Fuchs e Bruno Rodrigues participaram da movimentação integralmente.
O zagueiro está recuperado de um edema sofrido na coxa esquerda. O atacante aguarda para voltar a atuar após mais de um ano e meio fora de combate, por duas cirurgias nos joelhos.
Raphael Veiga e Paulinho, por outro lado, seguem sob os cuidados do Núcleo de Saúde e Performance.
O meia está fora por dores no púbis, e o atacante se recupera de cirurgia na perna direita, que irá tirá-lo de combate até 2026.
O treinador Abel Ferreira comanda ainda um treino neste sábado (16) para avaliar a situação dos atletas e definir a escalação. Como o intervalo de recuperação da viagem a Lima é curto, existe a possibilidade do técnico poupar alguns jogadores.
Caso opte pelo time titular, a provável escalação do Verdão tem Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez), Lucas Evangelista, Maurício, Ramón Sosa e Facundo Torres (Flaco López); Vitor Roque.
O Botafogo também jogou na quinta-feira pela Libertadores, mas nos seus domínios. A equipe venceu a LDU por 1 a 0, com gol marcado aos 14 segundos de jogo. No entanto, o placar magro preocupa para o jogo de volta no Equador.
No Brasileirão, o time é o quinto colocado, com 29 pontos, e precisa da vitória para se reaproximar dos líderes da competição. A equipe de Davide Ancelotti venceu o Fortaleza na última rodada, mas ainda enfrenta problemas para manter uma regularidade.
Além disso, a equipe terá desfalques importantes no setor defensivo, o que pode pesar contra um adversário tão qualificado no domingo.
Para o duelo contra o Palmeiras, a lista de desfalques é grande. Cuiabano, Kaio Pantaleão, David Ricardo e Bastos estão fora de combate.
Com isso, Ancelotti deve optar por um time misto com Neto; Mateo Ponte, Marçal, Barboza e Alex Telles; Newton, Allan (Danilo), Savarino, Corrêa e Nathan Fernandes; Arthur Cabral.
Na escala divulgada pela CBF, Davi de Oliveira Lacerda será o responsável pelo apito neste domingo, enquanto o VAR terá no comando Rodolpho Toski Marques.