Com tensão até os minutos finais, o Botafogo garantiu ontem a sua classificação para as oitavas de final do Mundial de Clubes ao perder por apenas 1 a 0 para o Atlético de Madrid, no Rose Bowl, em Pasadena.
O Botafogo fez o suficiente para sair de campo com a classificação rumo às oitavas de final. O time se segurou da forma que pôde, criou poucas chances e ficou satisfeito com a derrota por um gol. O Atlético de Madrid de pontaria descalibrada e futebol burocrático controlou a partida, mas passou longe de ser efetivo. O time alvinegro não se postou tão defensivamente do mesmo modo que na vitória sobre o PSG e se permitiu cometer deslizes que foram perdoados pelos “colchoneros”.
Com o resultado, o Botafogo conquista a classificação no segundo lugar do Grupo B, com seis pontos. O Paris Saint-Germain ficou com a ponta, ao somar seis pontos com a vitória sobre o Seattle Sounders, que termina zerado. O Atlético de Madrid volta para casa com seis pontos.
Pelos critérios de desempate, como Botafogo, PSG e Atlético de Madrid somaram seis pontos, os resultados obtidos nos jogos com o Seattle Sounders foram descartados. Dessa forma, cada um ficou com três pontos e a diferença se deu no saldo de gols: +3 para os franceses, zero para os brasileiros e -3 para os espanhóis.
Botafogo e PSG aguardam a definição de seus adversários que jogariam na noite de ontem. O time parisiense vai enfrentar o segundo colocado do Grupo A no próximo domingo, às 13h (de Brasília), em Atlanta, no Mercedes-Benz Stadium. Já os cariocas encaram o líder do Grupo A no sábado, também às 13h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Com a necessidade da vitória por três gols de diferença, o Atlético de Madrid foi para cima, mas não conseguiu abriu o placar no primeiro tempo. O incômodo com o resultado tirou a calma dos “colchoneros”, que conseguiram abrir o placar apenas aos 41 minutos do segundo tempo. O Fogão segurou o placar nos minutos finais e garantiu a classificação.
A única lamentação para o time brasileiro foi por conta do cartão amarelo para Gregore nos minutos finais. Ele será desfalque nas oitavas da competição nos EUA.