O Corinthians conheceu nesta quinta-feira o caminho que terá de percorrer para conseguir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025. O primeiro desafio é contra o Universidad Central, time venezuelano que nunca disputou o torneio continental. Se passar de fase, enfrenta o vencedor do duelo entre um representante da Bolívia ainda indefinido e a equipe que vencer o embate Nacional-EQU x Barcelona-EQU.
Para chegar à fase preliminar da Libertadores, o time alvinegro protagonizou uma grande campanha de reação no Brasileirão. Depois de brigar contra o rebaixamento durante a maior parte da competição, terminou em sétimo lugar e conquistou a classificação.
Outro brasileiro na disputa por uma vaga na fase de grupos é o Bahia, que vai enfrentar um representante da Bolívia ainda indefinido, mas que deve ser o The Strongest. Caso passe do primeiro desafio, o time baiano enfrenta o vencedor da partida entre Boston River-URU e Nublense-CHI.
Os potes foram definidos via ranking da Conmebol. A fase prévia da Libertadores tem três etapas. Corinthians e Bahia, que estavam no pote 1, entram diretamente na segunda etapa. Os confrontos são de mata-mata, com jogos de ida e volta.
Dos 19 times das fases preliminares da Libertadores, seis entram na primeira fase, que não conta com equipes brasileiras. Três clubes avançam para a etapa seguinte e entram no pote 2, podendo ser adversários de Corinthians e Bahia. Os times brasileiros não se enfrentam na segunda fase, mas podem se encontrar na terceira fase.
Na segunda fase, times do mesmo país não podem se enfrentar, a menos que um deles tenha vindo da fase anterior. Os oito vencedores se encaram em quatro confrontos na terceira fase. Esse chaveamento também será definido no sorteio dessa quinta-feira e não terá travas da Conmebol. Os quatro ganhadores da terceira etapa ingressam na fase de grupos da Libertadores de 2025.