Separados por apenas três pontos na tabela de classificação, Flamengo e Palmeiras duelam neste domingo (19), às 16 horas, no Maracanã, em partida considerada como uma “final antecipada” do Campeonato Brasileiro. O duelo decisivo é válido pela 29ª rodada e pode definir os rumos da competição.
Na segunda posição da tabela com 58 pontos, o rubro-negro carioca conta com a força de sua torcida para buscar a vitória e encostar no rival alviverde na liderança. Já o Palmeiras, com 61 pontos, quer a vitória fora de casa para abrir seis pontos do time carioca e se distanciar ainda mais na ponta da tabela.
As duas equipes chegam embaladas após vitórias maiúsculas na última rodada. O Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 0 no clássico carioca, enquanto o time comandado por Abel Ferreira goleou o Red Bull Bragantino por 5 a 1.
A partida tem algumas coisas em disputa além dos três pontos. A equipe paulista tenta quebrar um tabu de quase dez anos sem vencer o rival carioca no Maracanã.
Os dois clubes têm travado disputa particular no futebol brasileiro nos últimos anos, com altos investimentos, possibilitando certa hegemonia no cenário nacional e continental. Os clubes se enfrentaram em duas finais nos últimos cinco anos, com duas taças para o lado palmeirense: Libertadores (2021) e Supercopa (2023).
No retrospecto recente, porém, o Rubro-Negro é quem leva certa vantagem. Nos últimos dez jogos, são três vitórias do Flamengo, duas do Palmeiras, além de outros cinco empates. A última vitória do Verdão foi em agosto de 2024, quando venceu o segundo jogo das oitavas da Copa do Brasil, mas foi eliminado no agregado.
Levando em conta apenas os jogos no Maracanã, o Palmeiras não vence o rival desde 2015. A última vez que a equipe paulista venceu o rival no local foi em dezembro de 2015, pela última rodada do Brasileirão daquele ano: 2 a 1. Desde então, são cinco vitórias flamenguistas e quatro empates.
O Palmeiras chega confiante para o jogo. “No campo deles, eles são muito fortes, mas estamos preparados para ir lá, para brigar e sair vitoriosos. Faz 10 anos, mas esses números são feitos para serem quebrados, né? Então tomara que o domingo seja a data certa para a gente retomar a vitória lá”, disse Piquerez.
ARBITRAGEM
O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi o escolhido pela CBF para apitar o jogo entre Flamengo e Palmeiras . O juiz da Federação Goiana de Futebol tem experiência internacional e faz parte do quadro da Fifa. Ele participou da Copa do Mundo de 2018 como árbitro de vídeo e, em 2022, atuou como árbitro principal, sendo escalado para quatro partidas no Mundial do Catar.