ESPORTE

min de leitura - #

Giovane Vieira avança no Mundial de Paracanoagem

Da Redação

| Edição de 21 de agosto de 2025 | Atualizado em 21 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O apucaranense Giovane Vieira de Paula, 27 anos, começou bem o Mundial de Paracanoagem na quarta-feira (20) ao abrir sua participação na liderança da primeira prova e, consequentemente, conquistando vaga direta na final da categoria VL3 Masculino 200m.

A competição internacional acontece em Milão, na Itália. Giovane avançou para a prova final, que está marcada para acontecer na madrugada do próximo sábado (23), às 5h12 (horário de Brasília). O atleta está na Europa desde o último dia 5, quando foi à Hungria iniciar os treinamentos para o torneio.

“São mais de 36 países disputando, então é um campeonato muito difícil. Na minha eliminatória, tinha vários atletas que foram para os Jogos de Paris e só passava um para a final direto (sem precisar disputar as semifinais) e eu consegui alcançar esse objetivo”, celebrou Giovane.

O paratleta apucaranense afirmou estar confiante para a prova final. “Fiz um tempo muito bom e podem ter certeza que sábado a gente vai brigar pela medalha e lutar pelo ouro. Se Deus quiser, vamos levar um resultado bom para o Brasil e para Apucarana, onde é a minha cidade”, disse.

BRASILEIROS SE DESTACARAM

Dos sete atletas brasileiros da Paracanoagem que competiram no primeiro dia, seis garantiram vaga direta nas finais e uma avançou para as semifinais. A competição segue até domingo (24) e reúne os melhores canoístas do mundo.

O primeiro brasileiro a estrear foi Luís Carlos Cardoso, que conquistou o segundo melhor tempo no KL1 Masculino 200m. No KL2 Feminino 200m, Leonice Friedrich também assegurou vaga direta, com o segundo melhor tempo. Pelo VL1 Masculino 200m, Carlos Glenndel Moreira ficou com a terceira posição de sua bateria e também avançou direto para a decisão.

O domínio brasileiro ficou evidente no VL2 Masculino 200m, com Fernando Rufino e Igor Tofalini vencendo suas baterias e garantindo vaga na final.No KL3 Feminino 200m, Aline Furtado de Oliveira terminou em sexto lugar na sua bateria, com 52.59, e avançou para as semifinais.