ESPORTE

min de leitura - #

Giovane Vieira disputa Mundial e busca vaga nos Jogos Paralímpicos

Vitor Flores

| Edição de 08 de maio de 2024 | Atualizado em 08 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Giovane Vieira disputa Mundial e busca vaga nos Jogos Paralímpicos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O apucaranense Giovane Vieira de Paula, 26 anos, começa nesta quinta-feira (9) sua participação no Campeonato Mundial de Paracanoagem, realizado na Hungria. Dependendo do desempenho do paratleta, ele poderá garantir vaga e se classificar aos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

O Pantera Negra, como também é chamado, embarcou na segunda-feira (6) em Szeged - cidade onde ocorrerá a competição até o dia 12. Desde então, ele treina com a equipe do Brasil para o Mundial. Giovane disputará a prova número 52, que será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Federação Internacional de Canoagem às 10h40.

Diferentes de outras edições, o canoísta decidiu não participar das provas de caiaque e focar apenas na canoa. “Não remei caiaque no Brasil, então priorizei focar mais e trabalhar mais na canoa dessa vez”, informou Giovane.

Nesta quinta-feira, começam as classificatórias. Caso o apucaranense fique entre os seis primeiros, ele avança para a semifinal, onde apenas os três primeiros colocados disputam a Final A.

Como alguns atletas de outros países que disputam o Mundial já conseguiram se classificar aos Jogos Paralímpicos, através de outras competições internacionais, ainda não tem uma ‘posição certa’ para que o paratleta brasileiro precisa alcançar para se garantir na disputa de Paris.

Contudo, uma coisa é certa: Giovane garantirá a vaga caso fique ao menos no pódio do Mundial. A princípio, mais cinco países conseguiram se classificar aos Jogos Paralímpicos de Paris, que começam em 8 de setembro deste ano.

Além do representante de Apucarana, outros 16 canoístas estão na Hungria para o campeonato de paracanoagem, que acontece Maty-ér Regatta Course e de forma simultânea com a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade.

O torneio contará com provas de 200m nas categorias VL1, VL2, VL3 e KL1, KL2, KL3 com a participação de 36 países. O Brasil já tem quatro cotas paralímpicas, elas foram conquistadas no Mundial em 2023 realizado em Duisgburg na Alemanha, nas categorias KL1M, VL2W, VL2M e VL3W. Agora o país buscará mais seis cotas neste evento.(VITOR FLORES)