Após o empate em 1 a 1 no clássico contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro no último sábado (2), o Palmeiras já virou a chave e foca inteiramente na Conmebol Libertadores. A delegação alviverde embarcou na tarde de domingo (3) rumo a Lima, no Peru, onde enfrenta o Sporting Cristal hoje, às 19h, pela quarta rodada da fase de grupos.
O confronto é de extrema importância, pois vale a liderança direta do Grupo F: atualmente, a equipe peruana ocupa o topo da tabela com seis pontos, seguida de perto pelo Verdão, que soma cinco.
A reapresentação do elenco ocorreu ainda na manhã de domingo, na Academia de Futebol. Refletindo o desgaste do fim de semana, apenas os jogadores menos acionados foram a campo. Os atletas que acusaram maior fadiga permaneceram nas dependências internas realizando atividades puramente regenerativas. O desembarque na capital peruana ocorreu noite de domingo, e o técnico palmeirense comandou o último treino de ajustes ontem, utilizando as instalações do Centro de Treinamento da seleção do Peru.
A principal notícia na lista de jogadores que seguiram para Lima é a presença do atacante Paulinho. O camisa 10, que voltou aos gramados contra o Santos após um longo e angustiante hiato de 302 dias em virtude de uma segunda cirurgia na perna direita, participou apenas da rotina interna de trabalhos no domingo. O jogador deu sequência ao seu cronograma individualizado sob os olhares atentos do Núcleo de Saúde e Performance, mas teve seu nome confirmado para o desafio continental.
Apesar da empolgação natural com o retorno do atleta, o Palmeiras adota uma postura de extrema cautela nesta fase de recondicionamento físico. O departamento médico do clube já havia deixado claro, antes mesmo do clássico, que Paulinho não estará necessariamente disponível para todos os compromissos neste recomeço.
A comissão técnica e os fisiologistas entendem que é crucial monitorar as respostas do corpo do atacante após cada partida, considerando este um passo decisivo para avaliar sua adaptação ao aumento da carga de trabalho.
O planejamento traçado pela comissão técnica é utilizar este mês de maio de forma estratégica, recolocando Paulinho em ritmo de competição gradativamente, ainda que não seja utilizado como peça titular de imediato.
A diretriz é evitar qualquer precipitação, tendo a pausa do calendário para a Copa do Mundo como a reta final e definitiva do processo, momento em que o clube espera deixar o jogador o mais próximo possível de sua condição física e técnica ideal.