A capital peruana Lima recebe neste sábado (29), às 18h, a finalíssima da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo. O jogo, que vale o tetracampeonato do principal torneio do continente para quem vencer, coloca frente a frente os dois clubes de maior rivalidade recente no cenário nacional, ambos com campanhas sólidas que culminaram nesta decisão no Estádio Monumental.
O Palmeiras, tricampeão em 1999, 2020 e 2021, aposta na consistência do trabalho do técnico Abel Ferreira para buscar sua quarta taça. A delegação alviverde desembarcou em Lima na última quinta-feira (27) e fez treinos fechados.
Abel Ferreira realizou uma programação especial para a final. O técnico poupou 11 jogadores na última rodada do Brasileirão para mantê-los frescos para a final, deixando-os em São Paulo por mais um dia após a viagem do restante do elenco a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio.
Os jogadores que tiveram o foco total na Libertadores e não participaram da derrota por 3 a 2 para os gaúchos foram Carlos Miguel, Khellven, Gómez, Murilo, Piquerez, Fuchs, Andreas Pereira, Veiga, Allan, Flaco e Vitor Roque. Esses atletas devem ser os 11 iniciais do Verdão para a decisão. A distância para a liderança do Brasileirão, agora em cinco pontos, reforça a prioridade do clube paulista na competição continental.
“Há uma ambição e desejo interno de ganhar e tomamos uma decisão de apostar as fichas todas nesta competição”, disse Abel Ferreira.
Do lado rubro-negro, o Flamengo foi recebido com grande euforia pela torcida em Lima, que espera ver o time repetir os feitos de 1981, 2019 e 2022.
O técnico Filipe Luís levou todo o elenco para a decisão, incluindo atletas que se recuperam de lesão, como o centroavante Pedro (problema muscular na coxa esquerda, com remotas chances de jogo) e Léo Ortiz, e até mesmo o atacante Gonzalo Plata, suspenso por expulsão nas semifinais.
O Rubro-Negro faz mistério em relação aos 11 titulares. Com o título brasileiro praticamente assegurado, liderando com cinco pontos de vantagem sobre o próprio Palmeiras a duas rodadas do fim, o time carioca chega com moral elevadíssima.
O Flamengo aposta no seu DNA ofensivo e na experiência do elenco, apesar das dúvidas sobre as condições físicas de alguns jogadores. O provável time titular do Flamengo é: Rossi; Varela, Danilo (Léo Ortiz), Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho e Pulgar; Carrascal, Arrascaeta, Luiz Araújo e Bruno Henrique.
APUCARANENSES
Apucaranenses estão entre os milhares de torcedores que acompanharão a finalíssima no Estádio Monumental, neste sábado. O palmeirense Edison Estrope e o flamenguista Nicolas Lamas estão em Lima para acompanhar a partida.
Estrope conta que a passagem foi comprada por ele, o filho e amigos antes mesmo da disputa da semifinal da competição, quando o clube paulista ainda precisaria passar pela LDU, do Equador, após ter perdido o jogo de ida por 3 a 0. Ele projeta 2 a 1 para o Palmeiras, com gols de Fláco López e Vitor Roque.
Já o médico Nicolas Lamas, que foi com o parceiro de finais Marcelo Borges, ressaltou que a torcida do clube rubro-negro está em maior quantidade em Lima. Confiante, o cirurgião acredita que o Flamengo terá uma vitória tranquila por 3 a 1, com gols de Arrascaeta e Bruno Henrique.