Com os atletas africanos comprovando favoritismo na prova principal e uma surpresa mineira vencendo na categoria feminina, a Prova Pedestre 28 de Janeiro, realizada no último sábado nas ruas da área central de Apucarana, consolidou a força do atletismo na cidade. A 61ª edição foi a maior da história em número de inscritos, com 4,5 mil atletas. Da Vinteoitinha à prova de 10 km, todas as categorias cresceram em participantes, com destaque para o desempenho dos atletas apucaranenses, principalmente nas categorias de base.
Os atletas das categorias menores e adulto de Apucarana conseguiram bons resultados. “Tivemos duas vitórias e mais cinco pódios na classificação geral da Vinteoitinha e também conseguimos bons resultados nas provas de 5 e 10 quilômetros. Apucarana mostrou a sua força no pedestrianismo em todas as categorias”, destaca o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes.
Destaque na corrida de 10 quilômetros para o atleta Edson Aparecido Emídio, que representa a Secretaria Municipal de Esportes/30º BIMec. Ele terminou a competição em sétimo lugar, sendo o melhor apucaranense classificado na prova. No feminino a melhor apucaranense foi Claudete Pinheiro de Freitas Biz, que obteve a 21ª posição na classificação geral da prova de 10 quilômetros com o tempo de 43’02”, seguida por Lourdes Maria de Jesus (22º no geral).
Na competição de 5 km masculino, o melhor colocado de Apucarana foi Roberto Carlos Francisco de Souza, 17º no geral (17’27”), seguido de Luiz Henrique Pereira (24º). No feminino a melhor atleta da cidade foi Madelaine Gomes da Silva, com o tempo de 21’50”. Ela terminou a corrida de 5 quilômetros na 12ª posição, seguida por Jéssica Kassiane Braga de Lima Vitor (15º).
VINTEOITINHA
Os jovens atletas Arthur Sessel Francisco e Pedro Henrique Neves Bernardo foram os principais destaques de Apucarana durante a realização da 24ª edição da Prova Vinteoitinha. Arthur foi campeão da categoria sub-9. Já Pedro Henrique obteve a primeira colocação na categoria sub-13.
As atletas Kethellyn Vitória de Lima e Andrelize Vitória Pereira da Cruz ficaram em segundo lugar nas categorias sub-11 e sub-15, respectivamente. Já João Vitor Neves Bernardo e Yohan Gabriel Brandino de Oliveira terminaram a prova em terceiro lugar nas categorias sub-13 e sub-15, respectivamente. O também apucaranense Guilherme Paschoal foi segundo colocado na categoria sub-17.
VENCEDORES
10 KM MASCULINO
Vestus Cheboi, do Quênia, com tempo 28’56”; Josephat Gisemo, da Tanzânia (29’26”) e Moses Kibet, de Uganda (29’33”) e o brasileiro Altobeli Santos da Silva (30’32”)
10 KM FEMININO
Amanda Oliveira, de Minas Gerais, 34’28”; Felismina Cavela, angolana naturalizada (35’21”), Marcela Cordeiro, da Argentina (35’44”)
5 KM MASCULINO
Fábio Ramos dos Santos (15’43”); seguido de Cezidio Neto e Eder Oliveira.
5 KM FEMININO
Franciele Maria de Oliveira da Silva (18’24”), seguida de Kauane Joaquim e Keroly Achilles.