GERAL

min de leitura - #

Arapongas e Sanepar fazem parceria para obra de esgoto

Da Redação

| Edição de 27 de março de 2024 | Atualizado em 27 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas e Sanepar fazem parceria para obra de esgoto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, o diretor comercial Toco Zanetti, e o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, assinaram nesta terça-feira (26) um termo de parceria para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Nesta parceria, o Município fará a licitação e a contratação da obra e será integralmente ressarcido pela Sanepar. Os investimentos previstos são de R$ 11 milhões, e o prazo de execução é de 24 meses, com benefício de quase 2 mil famílias.

A obra prevê a implantação de 13,8 quilômetros de rede coletora de esgoto, 5,4 quilômetros de coletores e linhas de recalque e 264 metros de travessias de tubulação sobre córregos. Serão atendidas 1.980 famílias na região da Bacia do Córrego do Arlindo.

O objetivo desta modalidade de contratação é dar mais agilidade à execução de obras em benefício da população. Os termos de referência para a licitação e os projetos serão disponibilizados pela Sanepar. O trabalho de fiscalização e acompanhamento da obra também é feito pela equipe técnica da Companhia.

Segundo o prefeito, esta obra é importante por promover saúde à população e desenvolvimento para a cidade. “Já fizemos outra obra em parceria com a Sanepar, e foi em tempo recorde, por seis meses. Esta obra é maior e mais complexa e irá beneficiar quase duas mil famílias de uma região que ainda não tem rede de esgoto e também irá atender a expansão do Município prevista para aquela região, da Avenida Siriema”, disse.

OBRAS EM ANDAMENTO

Estão em andamento outras obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Arapongas. Até junho deve ser concluída a implantação de cerca de 73 quilômetros de rede coletora, que irá atender 5.257 famílias com serviço de esgotamento sanitário, nas Bacias Araruva e Mantiqueria e no Jardim Petrópolis. O atendimento a essas bacias e à do Córrego do Arlindo irá elevar o índice de atendimento com rede coletora dos atuais 74% para 80% da população. Além disso, a Sanepar está ampliando as estações de tratamento de esgoto Campinho e Bandeirantes.