O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou ontem de mais uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. A agenda reforça o protagonismo do Paraná nos principais debates nacionais sobre políticas públicas de saúde, especialmente no que diz respeito ao financiamento, à pactuação federativa e à execução de programas estratégicos.
Durante o encontro, o secretário destacou que o trabalho realizado na capital federal envolve uma visão ampla do sistema de saúde, sempre articulada entre as três esferas de gestão: Ministério da Saúde, estados e municípios.
“O trabalho em Brasília sempre é um trabalho que pensa a saúde como um todo”, afirmou. Segundo ele, temas como o financiamento das ações de saúde, a pactuação de programas, o uso das carretas de atendimento e a ampliação de recursos para iniciativas específicas foram amplamente debatidos.
Beto Preto também ressaltou sua experiência acumulada ao longo dos anos, atuando nas três esferas de gestão do SUS. “Eu já há muito tempo milito nessa área. Já fui da parte dos municípios, agora da parte do Estado e também já fui diretor do Ministério da Saúde. Então, juntar esforços aqui é sempre fundamental para fazer o melhor”, destacou.