GERAL

min de leitura - #

Estado garante apoio técnico ao Polo Agrotech de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 02 de julho de 2024 | Atualizado em 02 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Estado garante apoio técnico ao Polo Agrotech de Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com 80% das obras concluídas, a Incubadora Tecnológica de Ivaiporã deve ganhar apoio técnico do Governo do Estado. Voltado para o agronegócio, o projeto foi apresentado na semana passada ao secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani. O objetivo da iniciativa é desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio e atrair empresas e investidores para criar um ambiente de alta tecnologia na região.

Segundo o prefeito Luiz Carlos Gil (PSD), o Polo Agrotech está em fase final de construção. O prefeito destaca que faltam apenas os móveis, equipamentos, servidores e computadores para que o local esteja pronto para operar.

O polo será tema de uma reunião no próximo dia 8 de julho em Curitiba. “Canziani disse que há recursos e a região precisa de um polo tecnológico”, afirmou Gil. “Ivaiporã já tem o conselho de inovação e a lei de inovação. Falta apenas criar o fundo para transferir recursos”, completa.

O prefeito também ressaltou a importância do apoio técnico do Governo do Estado para tornar o projeto mais assertivo. “Temos parceiros que podem gerar emprego e desenvolver programas aqui”, afirmou.

O Polo Agrotech já foi avaliado, em 2022, por uma comitiva coreana liderada pelo diretor geral da Kotra, Sang-bum Bae. Um acordo de cooperação técnica entre a agência coreana e a prefeitura já foi assinado.

O prefeito Carlos Gil reafirma o compromisso da administração municipal em buscar e implantar projetos que possibilitem o desenvolvimento econômico e social do município de Ivaiporã.

NOTEBOOKS

Alex Canziani esteve em Ivaiporã para entrega de 100 notebooks e 10 telas interativas do programa Talento Tech do Governo do Estado. 

Os notebooks entregues beneficiarão inicialmente cinco municípios da região: Jardim Alegre, Rio Branco do Ivaí, Cândido de Abreu, Santa Maria do Oeste e Laranjal. Cada cidade receberá 20 notebooks, para que sejam usadas pelos alunos inscritos no Talento Tech-PR. 

“Através dessa iniciativa, buscamos não apenas formar talentos, mas também reter esses profissionais nas cidades menores do Paraná, gerando emprego e renda local”, ressaltou Canziani.