O rádio paranaense está de luto. Vítima de problemas cardíacos, morreu nesta sexta-feira o radialista esportivo de Apucarana, Hélio Scicchitano, aos 79 anos. Ele estava internado no Hospital da Providência. Ícone das transmissões esportivas por décadas na cidade e região, ele foi referência para muitos profissionais do setor.
Natural de Franca (SP), Hélio Scicchitano trabalhou na antiga Rádio Difusora, na Nova AM, na Rádio Cultura e na Rádio Comunitária Água Viva. Teve passagens também pela imprensa escrita, atuando na Tribuna da Cidade, que anos depois se uniria ao Jornal do Norte para a criação da Tribuna do Norte.
Foi narrador, comentarista e plantão esportivo. Atuou também em uma rádio de São João do Ivaí. Nos últimos anos, ele estava afastado dos microfones e residia na região da Igrejinha.
Ele acompanhou de perto o Apucarana Atlético Clube e também cobriu inúmeros eventos esportivos, como os Jogos Abertos do Vale do Ivaí (Javi’s).
Em 1967, narrou pela Rádio Difusora a vitória do Palmeiras por 3 a 0 contra o Apucarana Futebol Clube na inauguração do Estádio Paulo Pimentel (hoje Olímpio Barreto).
“Hélio Scicchitano foi uma referência na área de esportes em Apucarana e região. Sem dúvida, um dos mais importantes narradores esportivos que já atuaram pela cidade”, afirma o jornalista esportivo Raul César dos Reis
O velório ocorre na Capela Mortuária Central e o sepultamento está previsto para as 11 horas deste sábado, no Cemitério Cristo Rei, em Apucarana.
O prefeito Junior da Femac (PSD) emitiu nota de pesar pelo falecimento do radialista apucaranense. “Lamentamos profundamente o falecimento do radialista Hélio Scchitano, que fez história no rádio apucaranense, desde a década de 60. Foi ele quem narrou o jogo inaugural do Estádio Paulo Pimentel, pela Rádio Cultura AM, em 1967, no confronto amistoso entre Apucarana Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Palmeiras”, relembrou também Junior da Femac.
“Em nome dos apucaranenses manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos de Hélio Scchitano. Que Deus possa confortar a dor da família neste momento”, afirmou o prefeito Junior da Femac. (FERNANDO KLEIN)