GERAL

min de leitura - #

Pioneiro, médico e escritor: Fahed Daher morre aos 96 anos em Apucarana

Da Redação

| Edição de 17 de novembro de 2023 | Atualizado em 17 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Pioneiro, médico e escritor: Fahed Daher morre aos 96 anos em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu na madrugada desta sexta-feira (17) em Apucarana, o médico, poeta e escritor Fahed Daher, aos 96 anos. O pioneiro da cidade estava internado no Hospital da Providência, onde tratava uma pneumonia, no entanto acabou não resistindo. O médico, que é natural de Curitiba, era o décimo filho de casal de libaneses, que veio para o Brasil em busca de trabalho e oportunidades. Ele se mudou para Apucarana em 1962, 11 anos depois do irmão, o também médico Nagib Daher, que leva o nome de uma das ruas principais do município.

Grande nome na área médica e social, foi diretor da antiga Santa Casa e depois do Hospital da Providência, tendo atuado também no Centro de Promoção Humana São Benedito (Ceprhusb). Também foi secretário e presidente da Associação Médica de Apucarana, liderou sete congressos estaduais e outros regionais de estudos médicos.

Entre tantas atividades que desenvolveu ao longo de sua vida, Daher também foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e se dedicou por décadas em serviços comunitários como rotariano.

Na sua carreira como escritor, foi titular da cadeira 15, da Academia de Letras, de Londrina, e membro titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Além disso, ele também foi membro do Centro de Letras do Paraná. Fahed Daher também publicou nove livros ao longo dos anos.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac emitiu nota de pesar sobre o falecimento e destacou o grande legado deixado pelo médico. “Fahed Daher deixa um grande legado, que extrapolou o campo da medicina e atingiu, com sua extraordinária sensibilidade, os campos da cultura e o social. Por onde passou, sempre deixou a sua marca, foi um expoente e esteve na vanguarda”, frisou o prefeito que decretou luto oficial no município por três dias pela morte. O prefeito, quando exercia mandato de vereador, na Câmara de Apucarana, foi o autor do projeto de lei que concedeu o título de Cidadão Honorário de Apucarana ao médico, pelos relevantes serviços prestados.

A Câmara Municipal de Apucarana também emitiu uma nota lamentando a morte. “É com profundo pesar que eu e os demais vereadores recebemos a notícia do falecimento do médico pioneiro de Apucarana, o doutor Fahed. Enviamos nossas condolências aos familiares e amigos”, lamenta o presidente da Casa, Luciano Molina. 

Fahed deixa a esposa Bárbara, e os filhos Denise, Simone e Luciano (in memoriam). O sepultamento foi realizado no final darde desta sexta, no Cemitério da Saudade. (CINDY SANTOS COM ASSESSORIA)