POLÍTICA

min de leitura - #

Agronegócio puxa bons números da economia, afirma Ratinho Jr.

Da Redação

| Edição de 06 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 06 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Agronegócio puxa bons números da economia, afirma Ratinho Jr.

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os recorrentes recordes de produção e exportação do agronegócio têm puxado os bons números da economia do Paraná, afirmou nesta terça-feira o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), ao participar do Show Rural Coopavel, em Cascavel. Evento abre o calendário das feiras agropecuárias brasileiras e reúne inovações e tecnologias voltadas ao agronegócio. São 600 empresas expositoras.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o agronegócio foi o grande responsável pelo crescimento de 6,9% Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná nos três primeiros trimestres de 2023. Na agropecuária, o Valor Adicionado Bruto (VAB), que difere do PIB apenas pela não incorporação dos impostos, cresceu 34,89%, como resultado principalmente da safra recorde de grãos. O Estado também tem 34 municípios no clube do bilhão do Valor Bruto de Produção Agropecuária.

Esse resultado também influencia nas exportações, com os portos do Paraná batendo recorde de movimentação. Foram mais de 60 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguá em 2023, alcançando esse patamar pela primeira vez na história. “Nenhuma outra região do Brasil e da América do Sul consegue produzir tanto por metro quadrado como o Paraná, em quantidade e variedade. E ainda industrializar toda essa produção e vender para mais de 150 países”, disse Ratinho Junior.

Eventos como o Show Rural, salientou ele, também colaboram para esse bom resultado. “Já tivemos, no ano passado, o Show Rural batendo todos os recordes no volume de negócios, venda de equipamentos e novas tecnologias. Isso tem ajudado muito a consolidar o Estado como o supermercado do mundo”, afirmou.

Para contribuir com o dinamismo do setor, o Governo do Estado atua em diversas frentes, explicou o governador. O apoio ao agronegócio inclui a oferta de financiamentos com condições melhores para o trabalhador do campo, subsídio para a instalação de sistemas de produção de energia sustentável dentro do RenovaPR e do Banco do Agricultor, menos burocracia no licenciamento ambiental e os investimentos em infraestrutura nas rodovias, portos e também em projetos ferroviários, como a Nova Ferroeste.

O governador cumpriu uma extensa agenda de atividades dentro do Show Rural durante o dia, com assinatura de vários convênios com cooperativas e outras empresas do agronegócio, além de visitas aos estandes.

Decreto regulamenta cooperativas em colégios

O governador Ratinho Junior (PSD) assinou nesta terça-feira um decreto para regulamentar a lei estadual 21.554/2023, que estrutura o funcionamento das Cooperativas-Escolas nos 23 colégios agrícolas e dois florestais que compõem a rede estadual de ensino, incluindo o Colégio Agrícola Manoel Ribas, de Apucarana. A assinatura ocorreu durante a programação do chefe do Poder Executivo dentro do Show Rural Coopavel, em Cascavel, onde ele cumpriu uma série de agendas voltadas ao agronegócio.Na prática, a cooperativa-escola será uma pessoa jurídica sem fins lucrativos, constituída de alunos regularmente matriculados na instituição de ensino, professores e entidades vinculadas, que tem como objeto social a cooperação entre os associados para promover e estimular o desenvolvimento do cooperativismo com finalidade educativa, em benefício dos associados e da instituição de ensino.Segundo Ratinho Junior, o modelo que começa a ser implementado no Paraná é inédito no Brasil, garantindo que os colégios agrícolas sejam financeiramente autossustentáveis e tenham mais autonomia e eficiência administrativa. “Com as cooperativas, os colégios agrícolas vão poder transformar a produção excedente em um negócio rentável, cujos recursos serão aplicados na melhoria das próprias instituições”, afirmou.