POLÍTICA

min de leitura - #

Após 20 anos, GCM de Apucarana recebe porte de armas e armamentos

Da Redação

| Edição de 12 de junho de 2025 | Atualizado em 12 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vinte anos depois de sua criação, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana passa a atuar armada. A entrega do armamento – são 60 pistolas – e do documento de autorização de porte emitido pela Polícia Federal para os 53 agentes da corporação foi realizada ontem, em solenidade no Salão Nobre da Prefeitura.

Segundo o prefeito Rodolfo Mota (União Brasil), armar a corporação era uma demanda de anos e que a entrego do armamento é uma conquista. “Fizemos grandes esforços para capacitar e preparar a equipe e vencer todas as etapas exigidas”, disse o prefeito, que antecipou que novos investimentos devem ser anunciados para corporação.

“Já anunciei nos 100 dias a compra de novos veículos para a Guarda e estamos planejando um evento de aniversário da corporação onde novos investimentos serão anunciados”, comenta o prefeito, acrescentando que a atuação armada coloca a GCM em outro patamar.

“A exemplo de outras grandes cidades, com guardas fortes, tenho certeza que a nossa GCM agora terá mais capacidade para ajudar os demais órgãos no combate à criminalidade. Agora a nossa guarda pode dar uma resposta à altura”, disse.

O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Major Vilson Laurentino da Silva, destacou o treinamento realizado pelos guardas. “É um processo burocrático, mas nós entendemos que é necessário, até porque a utilização de uma arma de fogo hoje, você tem que realmente preparar bem o nosso policial, o nosso guarda municipal, para utilizar esse armamento. Você vai estar lidando com pessoas, com famílias, então foi toda essa preocupação que tivemos nessa gestão em preparar os nossos guardas”, disse.

O armamento foi entregue rigoroso treinamento. Segundo o diretor da GCM, José Cláudio dos Santos, a capacitação foi dividida em duas etapas, englobando tanto os aprovados no último concurso público quanto os guardas mais experientes.

“Em média, cada guarda disparou 200 tiros durante as etapas de treinamento”, explicou Santos. As aulas não se limitaram ao conhecimento básico da arma e às técnicas de tiro. Os agentes também receberam instruções da Polícia Militar (PM) sobre procedimentos em residências e locais confinados, técnicas de embarque e desembarque de viaturas armados, e combate a tiro.

“Toda essa carga curricular foi concluída em dezembro do ano passado. “Em janeiro, todos já estavam aptos para o uso da arma, mas necessitávamos aguardar os trâmites legais pela Polícia Federal”, informou o diretor.

PRESENÇAS

A solenidade foi acompanhada por vários secretários e autoridades da área de segurança. O delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial Civil do Paraná (SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, destacou a iniciativa. “Este passo é uma demonstração de compromisso de uma gestão preocupada com a segurança pública da nossa cidade”, afirmou, destacando que a partir de agora a GCM poderá se integrar mais efetivamente com as polícias Civil e Militar.