Asubvenção da Prefeitura de Apucarana, direcionada às entidades sociais vinculadas ao Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), deve chegar a R$1.771.000 no próximo ano. O planejamento financeiro, definido nesta terça-feira pelo prefeito Júnior da Femac (PSD) durante reunião, no gabinete municipal, com os secretários Nikolai Cernescu Júnior (Gestão Pública), Sueli Pereira (Fazenda) e Jossuela Pirelli (Assistência Social), está sendo encaminhado agora para apreciação dos vereadores.
Ao todo, serão atendidas 13 entidades sociais com plano de trabalho aprovado junto ao Comas. O valor, a que cada entidade terá direito, será repassado em 12 parcelas. Segundo argumenta o prefeito, os recursos que serão destinados em 2024 representam mais que o dobro do que era repassado até 2019, quando ele assumiu o cargo. “Mais que um reconhecimento da gestão ao trabalho realizado por cada entidade social, que realiza um atendimento de excelência, o aumento substancial das subvenções sociais ao longo do mandato ilustra uma das principais bandeiras do nosso trabalho, que é o foco no ser humano”, pontua Júnior da Femac.
A reserva financeira, diz o prefeito, tem ainda por base o planejamento e a austeridade com os recursos públicos. “Embora as dificuldades que permeiam o orçamento das prefeituras de um modo geral, em especial devido à queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é uma das principais receitas repassadas pelo Governo Federal, não medimos esforços para contemplar todas as prioridades desta gestão, sobretudo, as políticas públicas sociais. Em Apucarana, ninguém fica para trás”, reforçou Júnior da Femac.
Em 2024, estão aptas a receber subvenção social da prefeitura 14 entidades: Hospital da Providência, Lar São Vivente de Paulo, Apae, Adefiap, Karatê Vida, C.A.S.A., Cepes, Ciccak, Fachisa, Comander, Edhucca, Resgate Life, Promoção Humana da Catedral e Cáritas Diocesana.
“Não tem preço o que as entidades sociais de Apucarana fazem pelos jovens, idosos e pessoas com deficiência, além dos serviços que prestam de convivência e de fortalecimento de vínculos”, assinala Jossuela Pirelli, secretária Municipal da Assistência Social. Ela frisa que, paralelo às subvenções municipais, a gestão do prefeito Júnior da Femac também destina recursos livres para subsidiar o trabalho da Casa do Dodô e ainda um reforço ao Lar São Vicente de Paulo.