POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana capacita servidores para reforma tributária

Da Redação

| Edição de 09 de julho de 2025 | Atualizado em 09 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana está preparando sua equipe de servidores para as mudanças da Reforma Tributária e para modernizar os serviços públicos. O objetivo é enfrentar os desafios da nova legislação, garantindo equilíbrio financeiro e recursos para obras e o desenvolvimento de programas inovadores.

Nesta semana, servidores da Secretaria Municipal da Fazenda estão participando de um treinamento com foco na gestão inovadora das finanças públicas e nos impactos da Reforma Tributária para os municípios. A capacitação é ministrada por Rodrigo Sartori Fantinel, especialista que é referência nacional na área fiscal e ex-secretário da Fazenda de Porto Alegre.

O treinamento começou na quarta-feira e será encerrado hoje. Durante dois dias de atividades, os servidores municipais estão recebendo informações atualizadas sobre as mudanças que entrarão em vigor com a Reforma Tributária, especialmente a extinção dos impostos ISS e ICMS, que serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) a partir de 2029.

O prefeito Rodolfo Mota afirmou que desde o início do ano o Município vem se preparando para os novos desafios, colocando em prática ações de gestão inovadoras, implantando serviços online e investindo na capacitação dos servidores. “A cultura do papel predominava em diversos setores da administração. Em janeiro, a Prefeitura tinha 60 serviços online e hoje já estamos com 79. A adoção de ferramentas digitais acontece em diversos setores, passando pela saúde, administração, fazenda e pátio de máquinas”, exemplifica Rodolfo Mota.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, professor Rogério Ribeiro, a capacitação é fundamental para preparar Apucarana para esse período de transição e evitar prejuízos na arrecadação municipal. “O desempenho da arrecadação atual e o correto registro das informações fiscais influenciarão diretamente na participação de Apucarana na receita futura do IBS. Por isso, estamos qualificando nossa equipe para atuar de forma assertiva. O compromisso desta gestão é cuidar das pessoas e valorizar quem cuida delas. Por isso, investimos na capacitação permanente dos nossos servidores e na implantação de tecnologias que melhorem os serviços para a população”, frisou Rogério Ribeiro.