POLÍTICA

min de leitura - #

Arapongas discute licenciamento de obra no IAT

Da Redação

| Edição de 08 de julho de 2025 | Atualizado em 08 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), participou de uma reunião ontem, com o diretor presidente do Instituto Água e Terra (IAT-PR), Everton Luiz da Costa Souza, em Curitiba. Em pauta, foram tratados assuntos relacionados à finalização do licenciamento ambiental da obra de revitalização do Parque das Nações, localizado na Rua Suindara, Jardim São Cristovão.

“Nós estamos na fase final. O processo de licenciamento, que já dura mais de um ano, está em fase final de apresentação dos últimos documentos para a recuperação ambiental da área e o licenciamento deve sair aí nos próximos dias”, detalha o prefeito. “Com o licenciamento, a obra começa. Já está tudo certo, licitado, contratado. Só falta o licenciamento ambiental para a obra começar - inclusive o represamento dessas duas áreas, que vão transformar esse local em um lago”, comenta o prefeito Rafael Cita.

A obra de revitalização foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura e a Sanepar – que investe R$ 6,7 milhões – e um investimento final de R$ 11 milhões, com todo recurso já em caixa. A ordem de serviço e a primeira fase da obra aconteceram ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre.

A proposta é dividir o Parque das Nações em dois ambientes. A primeira parte, onde atualmente acontece o espetáculo da Paixão de Cristo, já recebeu várias melhorias, como instalação de pórticos, esculturas com motivos religiosos e iluminação.

Já o segundo ambiente será voltado para atividades de lazer, com a construção de dois lagos, pista de caminhada, ciclovia, quiosques, playgrounds e diversos outros investimentos. A revitalização do Parque das Nações traz, no projeto, a preservação de um dos fundos de vale mais importantes do município.