POLÍTICA

min de leitura - #

Arapongas negocia terreno para construção de UBS

Da Redação

| Edição de 05 de agosto de 2025 | Atualizado em 05 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD) está pleiteando junto a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) a doação de um terreno para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de grande porte no município. A demanda foi discutida ontem em reunião com o secretário Luizão Goulart, em Curitiba.

Para esta obra, a Prefeitura de Arapongas está solicitando que o Estado doe ao município o terreno que abrigava a antiga Delegacia de Polícia. Localizada na Rua Tucanos, região central da cidade, a área reúne as condições ideais para o projeto. Ela se tornou obsoleta desde que o prédio da antiga delegacia foi demolido, por ocasião da inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP). “A super UBS vai ser uma conquista muito importante para a Saúde de Arapongas. Seguimos trabalhando para melhorar ainda mais a o atendimento para população”, destaca Rafael Cita.

O prefeito ressalta que o tema já foi abordado em reunião realizada em abril, também em Curitiba, com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Com os números que nós levamos e os argumentos que apresentamos, ele concordou que é preciso otimizar o atendimento na área central, introduzindo novos serviços e reestruturando outros para dar maior agilidade às demandas da população”, frisou o prefeito. Para ele, a construção da UBS de grande porte no centro e a conclusão de mais três UBS em andamento (Caravelle, Campinho e Alto da Boa Vista), num investimento que soma R$ 5,6 milhões, permitirá desafogar a acelerar o atendimento, melhorando o fluxo dos serviços de saúde no município.

O superintendente geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, acompanhou a agenda do prefeito.