Em votação apertada, o deputado estadual Arilson Chiorato foi reeleito por mais quatro anos como presidente do Partido dos Trabalhadores no Paraná. A votação do segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) aconteceu no último domingo. A vitória foi consolidada na tarde de ontem após a apuração de 269 municípios, que realizaram as eleições, dos 275 habilitados. Arilson fez 8.687 votos. Ele disputava a presidência com o deputado federal Zeca Dirceu, que totalizou 8.374 votos, com 97,82% dos votos totalizados.
Com o resultado, o atual presidente consolida sua liderança em todo o estado junto da militância e de lideranças do partido. Arilson mobilizou várias das bases em torno de sua candidatura, além de lideranças da sigla. A ministra de Relações Institucionais e ex-presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a ministra das Mulheres Márcia Lopes e o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri, apoiaram a campanha, bem como deputado Tadeu Veneri e o professor Hermes Leão, que disputaram o PED no primeiro turno.
“Essa vitória foi construída com diálogo, firmeza e muita presença na base. O segundo turno do PED mostrou a vitalidade do nosso partido e a força da militância que acredita, participa e luta por um PT cada vez mais forte”, destacou ontem a ministra Gleisi.
Arilson avalia que foi essencial para sua vitória o apoio recebido da militância e das forças internas que compuseram sua candidatura. “Essa vitória não é só minha, é da militância, dos coletivos, das lideranças que acreditam em um PT forte, combativo e democrático. Agradeço profundamente cada voto recebido, agradeço quem saiu de casa neste domingo e confiou seu voto no nosso projeto, que é um PT dos Petistas. Vamos seguir juntos, com unidade e coragem, para fortalecer o partido nos municípios, fazer frente à extrema direita no Paraná e reeleger Lula em 2026”, afirmou Arilson.
O presidente reeleito faz questão de ressaltar também que a partir de agora representa a todos, sem distinção. “A disputa acabou às 17 horas, quando encerrou as votações. Vamos dialogar ainda mais com a militância e, inclusive, nos municípios que não obtivemos resultado positivo, porque o nosso projeto é coletivo”, ressalta.
A reeleição de Arilson também marca um novo momento de preparação estratégica do partido, com foco na organização da base, na formação política e no fortalecimento de candidaturas próprias para 2026, incluindo a disputa pelo governo do estado e a reeleição do presidente Lula.
IMPUGNAÇÕES
Em nota pública, a coordenação da chapa “O PT Mais Perto de Você”, encabeçada pelo deputado Zeca Dirceu, afirmou, ainda no domingo, que não reconhecerá o resultado “até o julgamento das impugnações e recursos nas instâncias estadual e nacional”. Segundo o comunicado, foram apresentados por ambos os representantes dos candidatos um número expressivo de pedidos de impugnação.