POLÍTICA

min de leitura - #

Assembleia vai discutir segurança pública e população de rua no PR

Edison Costa

| Edição de 19 de outubro de 2023 | Atualizado em 19 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Assembleia vai discutir segurança pública e população de rua no PR

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Assim como já ocorreu na Câmara de Vereadores de Apucarana, a Assembleia Legislativa do Paraná vai promover na próxima segunda-feira audiência pública para discutir a segurança no Estado, com foco nos moradores de rua. A audiência, com o tema “A população de rua e a ordem pública no Paraná”, foi proposta pelo deputado Soldado Adriano José (PP) e será realizada às 9 horas no auditório do Legislativo. 

“Essa oportunidade será valiosa para analisar as questões que envolvem essa temática”, afirma o parlamentar. Segundo ele, “o objetivo do encontro é estabelecer um diálogo aberto e inclusivo sobre esse tema complexo, onde as preocupações e ideias diversas possam ser ditas e consideradas, buscando soluções conjuntas”. 

Para o presidente da Abrabar-PR (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas), Fabio Aguayo, a audiência é fundamental para discutir as questões que envolvem esse assunto, não apenas na Capital, mas também nos grandes centros urbanos e pequenas cidades paranaenses.

Ele destaca a importância da participação de entidades da sociedade civil que lidam diretamente com essa realidade, como os bares e restaurantes, que sofrem com furtos e depredações e enfatizou a necessidade de buscar mecanismos e direcionamentos corretos para lidar com essa situação, envolvendo tanto o governo federal quanto o estadual, em conjunto com a sociedade civil e as entidades envolvidas.

O deputado Soldado Adriano José se manifesta mostrado sensível a essa problemática e diz que busca integrar os diferentes setores da sociedade na construção de soluções eficazes, respeitando os direitos humanos. Para ele é através do engajamento e da contribuição de todos que será possível encontrar soluções efetivas e humanitárias para essa realidade. “A presença dos cidadãos fortalecerá os esforços coletivos em busca de uma comunidade mais justa e solidária, proporcionando um futuro melhor para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, assinala.

Em Apucarana, a audiência pública para debater essa temática foi realizada no dia 23 de agosto deste ano, na Câmara de Vereadores, com as galerias completamente tomadas por pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade.

Dirigida pelo presidente da Câmara, Luciano Molina (PL), o evento teve a participação de vereadores, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar (PM), 11º Grupamento de Bombeiros (GB) de Apucarana, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, Batalhão da Patrulha Escolar, Polícia Científica, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Promotoria Pública, Câmara da Mulher Empreendedora e secretários municipais. (COM ASSESSORIA)