O deputado federal Beto Preto (PSD) fez nesta quarta-feira seu primeiro pronunciamento na Câmara Federal, após retomar sua cadeira naquela casa legislativa neste início de semana. Ele falou do seu retorno ao cargo de deputado representando o Paraná e destacou programa lançado nesta semana pelo governador Ratinho Junior (PSD), que vai construir 300 creches em 258 municípios do Estado.
“Retorno ao meu mandato nesta casa com muita alegria e muita disposição depois de ocupar o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná, na equipe do governador Ratinho Junior, a quem agradeço a confiança”, disse. “Mas volto também com a missão de continuar defendendo os interesses do meu Estado, dos 399 municípios e da nossa boa gente paranaense”, destacou.
Beto Preto usou o tempo disponível para destacar o programa de construção de creches, lançado nesta semana pelo governo Ratinho Junior. Ele considera o “Infância Feliz” um fantástico pacote de obras para a educação infantil, “certamente o maior do País na atualidade e o único na história do Paraná”.
O parlamentar citou que o investimento do governo do Estado será de R$ 391 milhões na construção de 300 Centros Municipais de Educação Infantil de 258 municípios. A previsão de atendimento é de 14 mil crianças de 0 a 3 anos de idade.
Beto Preto destacou que esses recursos são frutos de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Secretaria da Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (Fia) e também recursos de devolução da Assembleia Legislativa do Paraná. Os recursos serão depositados diretamente nas prefeituras, através dos fundos municipais, as quais farão a licitação da obra de cada uma delas no valor de cerca de R$ 1,3 milhão.
Essas creches, com capacidade para atender até 60 crianças por período, deverão ser construídas em terrenos doados pelas prefeituras, com projeto arquitetônico doado pelo governo do Estado para essas prefeituras.
O deputado fez questão de deixar bem claro que os critérios de seleção dos municípios envolveram indicadores conhecidos e potencial de creche por município, onde se leva em consideração os fatores educacional, demográfico e socioeconômico de cada cidade. Isso envolve inclusive a proporção de crianças acompanhadas pelo CadÚnico (Cadastro Único), entre outros indicadores.
“Faço esse registro porque esse é o mais audacioso e ousado programa do governador Ratinho Junior, que tem feito uma transformação social sem precedentes no Estado do Paraná. É uma gestão democrática, municipalista e, principalmente, que trabalha e cuida do povo paranaense”, concluiu.