POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana adota painel eletrônico e anuncia sistema de IA

Da Redação

| Edição de 05 de maio de 2025 | Atualizado em 05 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana votou ontem 13 matérias, entre projetos de lei, requerimentos e moção de aplauso. A novidade é que o processo foi feito pela primeira vez de forma digital, com início do funcionamento do painel eletrônico instalado na casa. Outra novidade, anunciada ontem, é que o legislativo vai contratar um sistema de inteligência artificial.

O painel eletrônico, além de registrar o voto dos vereadores e apresentar ao público o resultado de cada votação nome a nome, também controla o tempo destinado a cada um dos parlamentares. Em 2019, a Câmara chegou a testar um modelo de painel eletrônico, mas o sistema funcionava como uma projeção e acabou sendo descontinuado.

Segundo o presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), o painel atende a proposta de modernização do legislativo. O dispositivo também foi regulamentado em projeto de resolução de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), aprovado pela Casa.

Por conta da instalação do equipamento, as sessões extraordinárias da semana passada foram feitas em sistema online. No final da tarde desta segunda, os vereadores participaram de uma sessão teste para conhecer melhor o novo sistema.

Na sessão de ontem, o presidente da Casa anunciou a contratação do sistema Gemini, inteligência artificial do Google, para uso na Casa. “A Câmara de Apucarana será a primeira do Paraná a contar com IA do Google”, comentou. A proposta é automatizar serviços como a busca no banco de dados da Câmara sobre projetos e dados do município, auxiliando o trabalho dos legisladores.

APROVADOS

Seis matérias foram aprovadas ontem em segunda votação. Dos vereadores Danylo Acioli (MDB) e Guilherme Livoti (União), foram aprovados o projeto Lei nº 46, que institui normas gerais para aprimoramento do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Apucarana e da Câmara Municipal de Apucarana e o projeto nº 50, que dispõe sobre a padronização da numeração das leis municipais de Apucarana.

Também foi aprovado o projeto do vereador Guilherme Livoti, assinado também pelos vereadores Luciano Facchiano (Agir) e Tiago Cordeiro (PDT) que institui o Programa “Cuidando de Apucarana”, voltado à adoção de espaços públicos municipais pela iniciativa privada.

Foram aprovados, ainda, projeto de Moisés Tavares que institui no Calendário Oficial de Eventos a “Corridown – T21” e projeto de resolução, do mesmo vereador, que prioriza a aquisição, para uso da Câmara, de café proveniente da agricultura familiar do município.

Outro projeto aprovado em segunda discussão concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Apucarana ao professor Sebastião Carlos Bressan.