POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana antecipa eleição das comissões da Casa

Edison Costa

| Edição de 06 de janeiro de 2025 | Atualizado em 06 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Apucarana realizou na tarde desta segunda-feira a primeira sessão extraordinária desta legislatura que se inicia. A eleição, que deveria ocorrer na primeira sessão do ano após o recesso, foi antecipada para atender às necessidades iniciais do Executivo, que tem uma série de projetos para encaminhar ao Legislativo nos próximos dias.

“Nós estamos elegendo as comissões hoje para que, quando o prefeito Rodolfo Mota convocar extraordinárias, não tenhamos que fazer as coisas às pressas”, explicou o presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB). Conforme assinala, com as comissões já constituídas essas já poderão dar os pareceres assim que os projetos do Executivo chegarem ao Legislativo.

A Câmara de Apucarana tem sete comissões permanentes e duas especiais. De acordo com Danylo Acioli, “as comissões foram constituídas de forma democrática, obedecendo-se à representatividade dos partidos na Casa de Leis”, diz. “Aqui não houve trote e nem restrição a ninguém”, assinala.

A maioria das comissões, seis delas, será comandada por vereadores eleitos no grupo político do prefeito Rodolfo Mota (União), enquanto três por um vereador da base do ex-prefeito Junior da Femac (MDB), mas que hoje já está no grupo da situação, ou seja, Tiago Cordeiro de Lima (PDT).

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação, uma das mais disputadas, é composta por Tiago Cordeiro de Lima (PDT), presidente; Guilherme Livoti (União), secretário; Moisés Tavares Domingos (PP), relator; e Gabriel Caldeira (União) e Adan Lenharo (DC), membros.

A Comissão de Finanças, Economia e Orçamento ficou com Guilherme Livoti (União), presidente; Tiago Lima (PDT), secretário; Moisés Tavares (PP), relator; e Gabriel Caldeira (União) e Eliana Rocha (SD), membros.

Danylo Acili acrescenta que, além de projetos do Executivo, a Câmara também deverá convocar sessão extraordinária, para o próximo dia 15, para votar algumas ações que o Legislativo vai tomar que mostram a mudança de ritmo da nova mesa diretora. Entre essas mudanças ele cita o retorno do horário da sessão ordinária para o período da noite para que a população possa acompanhar. De sua iniciativa serão apresentados os projetos Patrulha da Câmara e Câmara nos Bairros. “Queremos tirar a Câmara dessas quatro paredes e levar aos bairros para que ela esteja lá na ponta ouvindo e conversando com o povo”, esclarece.

Ainda nesta segunda-feira, em ato específico, a Câmara deu posse ao suplente de vereador Wellington Gentil (Agir), que assume a cadeira deixada pelo vereador eleito José Airton Deco de Araújo (Agir), que vai permanecer como diretor da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). O ato teve a presença do vice-prefeito e secretário de Governo, Marcos da Vila Reis (PP).