POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana debate oferta de canabidiol na Saúde

Lis Kato

| Edição de 06 de dezembro de 2023 | Atualizado em 06 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara de Apucarana debate oferta de canabidiol na Saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Apucarana discute em audiência pública nesta quinta-feira, às 19 horas, a oferta da cannabis medicinal gratuitamente na rede municipal de saúde. A reunião foi proposta pelo vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que defende a democratização do acesso a tratamentos com a planta medicinal no município.

Das discussões vão participar o deputado estadual Goura (PDT), autor da Lei Pétala aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná, que facilita o acesso de pacientes aos medicamentos à base de canabidiol, além de médicos especialistas, representantes de organismos de saúde e pessoas que já vêm se utilizando deste tipo de tratamento. O vereador esteve reunido recentemente no gabinete do deputado, em Curitiba, tratando de detalhes desta audiência pública.

“Esse tema é tão importante e já existe uma ampla discussão em vários municípios sobre saúde pública envolvendo o canabidiol, que tem vários benefícios terapêuticos comprovados para diversas patologias, como fibromialgia, mal de Parkinson, Alzheimer, epilepsia, espectro autista, dores crônicas, esclerose múltipla, ansiedade e depressão. São várias patologias onde a planta cannabis medicinal tem sido comprovadamente eficaz em tratamentos e regenerações”, explica o vereador.

Conforme Tiago Cordeiro, a intenção é ampliar o diálogo e esclarecer sobre os benefícios terapêuticos da planta, visando ajudar quem precisa e sente dor.

“Hoje, a grande dificuldade da população é ter acesso ao medicamento, pois não está incluído na lista do SUS. Além disso, há uma grande falta de profissionais capacitados para prescrever o medicamento. Por ser um tratamento muito caro, as pessoas têm que judicializar. É um processo muito burocrático e demorado. Eu sempre digo: quem tem dor tem pressa”, observa.

O vereador também salienta a importância da participação da comunidade na audiência pública, visando implementar a cannabis na lista dos medicamentos gratuitos do município.

USO EM APUCARANA

Mais de 100 moradores de Apucarana já fazem uso de canabidiol para o tratamento de doenças. Os pacientes adquirem o medicamento por meio da Associação Cura em Flor, que oferece assistência a quem necessita da cannabis medicinal e não tem condições de financiar o tratamento. A associação afirma que o número de pacientes que precisam do tratamento é maior, mas muitos não têm acesso devido ao custo alto do medicamento.

De acordo com a presidente da Associação Cura em Flor, em Apoio à Cannabis Medicinal, Dalila Almeida Souza, a audiência pública será o primeiro passo para a apresentação do projeto de lei que dá acesso ao óleo de cannabis gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS).