POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana faz lançamento do Banco de Serviços Voluntários

Cindy Santos

| Edição de 31 de julho de 2025 | Atualizado em 31 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com presença maciça de representantes de entidades, a Câmara Municipal de Apucarana realizou ontem o lançamento oficial do Banco de Serviços Voluntários. A iniciativa, criada a partir da Lei Municipal nº 61/2025, de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), prevê o cadastro de voluntários e de instituições interessadas por meio de uma plataforma digital hospedada no site da Câmara.

O lançamento oficial foi acompanhado pelo prefeito Rodolfo Mota (União), seu vice, Marcos da Vila Reis, além de secretários. O juiz Rogério Tragibo, a presidente do Sivana, Aída Assunção, e o presidente da Casa do Dodô, Carlos Macarrão Machado também compuseram a mesa de honra da casa.

Segundo o vereador Moisés Tavares, a plataforma permitirá que pessoas com tempo disponível compartilhem suas habilidades com entidades sociais que necessitam de ajuda. Atualmente, Apucarana conta com mais de 100 entidades ligadas ao terceiro setor, como movimentos culturais, religiosos, sociais e esportivos.

A plataforma já está disponível no site oficial da Câmara por onde pessoas físicas poderão se inscrever para atuar como voluntárias, enquanto instituições sociais poderão registrar suas vagas e buscar perfis compatíveis com suas necessidades.

“É uma plataforma simples, onde é possível se cadastrar, compartilhar e disponibilizar suas habilidades. Entidades sociais, institutos, pastorais e movimentos ligados a igrejas também podem cadastrar seus projetos. Nosso objetivo é justamente fazer com que essas pessoas possam se conectar”, salientou Tavares, que agradeceu a presença das entidades no evento.

O presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), também reforçou o compromisso do Legislativo com políticas públicas. “Essa iniciativa condiz muito com o momento atual da Câmara, uma Casa que trabalha, pujante e protagonista, não por escândalos, mas por bons projetos e bons trabalhos”, ressaltou.

O Banco de Serviços Voluntários seguirá a legislação vigente, incluindo a Lei Federal nº 9.608/1998, que regulamenta o serviço voluntário no Brasil, e a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo transparência, responsabilidade e segurança para todas as partes envolvidas.