POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Arapongas confirma recuo na ampliação de vagas

Edison Costa

| Edição de 15 de agosto de 2023 | Atualizado em 15 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara de Arapongas confirma recuo na ampliação de vagas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dos treze vereadores que votaram a favor do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, aumentando de 15 para 17 o número de vagas na Câmara Municipal de Arapongas, onze apresentaram requerimentos na sessão ordinária desta segunda-feira retirando suas assinaturas do documento e desistindo da sua aprovação. Só não retiraram os vereadores Adauto Fornazieri (PROS) e Décio Rosaneli (Podemos). O vereador Zé Maria (PTB) já havia retirado sua assinatura no dia da votação e foi o único a votar contrário à proposta.

O projeto foi aprovado por 13 votos a 1 em primeiro turno em sessão extraordinária realizada no dia 7 de agosto e tinha um intervalo de 10 dias para votação em segundo turno, o que, a princípio, teria que acontecer até dia 17 (amanhã). Até ontem, o presidente do Legislativo, vereador Márcio Nickenig (PSD), ainda não havia convocado a sessão.

No último dia 9, após críticas do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) e diante da pressão popular, Márcio Nickenig convocou entrevista coletiva de imprensa para informar a desistência da Câmara à proposta, após reunião com vereadores da situação e da oposição.

Na sessão desta segunda-feira, Nickenig afirmou que assumiu toda a responsabilidade para colocar o projeto na pauta de votação, bem como agora para seu recuo. Ele explicou que, antes de colocar a proposta em votação na Casa, discutiu o assunto com vereadores da situação e da oposição, entendendo que pelo novo Censo Demográfico Arapongas pode ter até 17 cadeiras na Câmara Municipal.

Conforme ele, isso foi feito porque o Legislativo tem um prazo até setembro para tomar alguma posição a respeito.

“Nós íamos mexer na Lei Orgânica para deixá-la preparada para o futuro, com grande possibilidade de oferecer mais duas vagas de vereadores”, justificou o presidente do Legislativo. Segundo ele, agora não se sabe quando isso poderá ser discutido novamente. 

Nickenig afirmou que, de sua parte, gostaria de ver mais dois vereadores na Câmara de Arapongas na próxima Legislatura, porém ainda não será desta vez. “Nós temos que entender que muitas vezes temos que recuar, e muitas vezes manter. E temos que entender também que agora acabou essa conversa de mais duas cadeiras; se for, será para mais alguns anos”, declarou o presidente do legislativo, agradecendo a todos os vereadores pela compreensão.