Por unanimidade, vereadores de Faxinal aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira, a prestação de contas do ex-prefeito Adilson José Silva Lino (PDT), referente ao exercício financeiro de 2013. O plenário seguiu a Comissão de Finanças e Orçamento, do Poder Legislativo, que emitiu parecer favorável, com ressalvas, acompanhando posicionamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Conforme parecer da Comissão inicialmente as contas haviam sido julgadas como irregulares pelo TCE-PR. “Após apresentação da defesa, o Tribunal Pleno converteu as irregularidades apresentadas, com aprovação da prestação de contas com ressalvas”, aponta o documento da comissão.
Conforme Processo nº 199263/2017, do TCE-PR, a irregularidade se deu em virtude da falta de repasse, em 2013, de contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo as patronais e as retidas dos servidores. No entanto, o mesmo documento aponta que as diferenças apuradas foram recolhidas ao longo dos exercícios de 2014 e 2015, tornando as contas regulares com ressalvas.
Em mensagem através do whatsapp, o ex-prefeito Adilson Silva Lino, que hoje atua na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, manifestou gratidão aos vereadores pela aprovação de suas contas, considerando a decisão como resultado de uma “análise isenta, coerente e justa”. (DA REDAÇÃO)