POLÍTICA

min de leitura - #

Com recurso de R$ 3 mi, Arapongas anuncia retirada do aterro sanitário

Da Redação

| Edição de 18 de junho de 2025 | Atualizado em 18 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com recurso de R$ 3 milhões viabilizados pelo deputado federal Pedro Lupion, a Prefeitura de Arapongas vai dar início ao processo de retirada do aterro sanitário da área urbana. Os recursos foram anunciados ontem durante reunião no gabinete do prefeito Rafael Cita (PSD), com a participação do superintendente geral de Apoio aos Municípios, ex-prefeito Sérgio Onofre.

“É uma demanda que o Rafael e o Sérgio me apresentaram muitas e muitas vezes e o Rafael tem feito sempre essa gestão muito próxima da gente, sempre mostrando quais são os gargalos aqui da cidade e um dos grandes desafios é justamente a questão do aterro sanitário”, comentou Lupion.

“É uma região da cidade que sofre muito com aquilo, que precisa de gestão, precisa de organização, precisa mudar aquela história e precisa, obviamente, urbanizar aquela área da cidade. Vamos fazer uma gestão ambiental que vai ser exemplo para outros municípios e abrir espaço para urbanizar toda aquela região da cidade”, acrescenta.

O prefeito Rafael Cita ressalta que a retirada do aterro é mais um compromisso de campanha cumprido. “Era uma promessa prioritária porque envolve também a saúde pública. Com esses recursos, a gente vai conseguir resolver uma questão histórica, um problema que perdura por décadas”, assinalou.

Ainda conforme Cita, a prefeitura vai parar de enviar resíduos sólidos para o Aterro Municipal, destinando para um aterro privado. Porém, paralelamente já está em andamento no Tribunal de Contas uma consulta para a finalização de uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada para a questão do resíduo sólido. “Essa questão vem recebendo atenção prioritária na nossa gestão e o anúncio desses recursos pelo deputado Pedro Lupion não poderia chegar em melhor momento”, destaca o prefeito.

Sérgio Onofre, ex-prefeito e hoje superintendente geral de Apoio aos Municípios, destacou que a conquista é resultado de mais um trabalho articulado por todo o grupo político. “Um trabalho que começou lá atrás, na minha gestão, e continuou com o Rafael, com os vereadores e demais lideranças. São coisas assim que nos dão motivo para continuar na política”, afirmou Sérgio Onofre.

PARCERIA

A solenidade contou também com a presença dos secretários municipais, vereadores Márcio Nicke, Levi Xavier, Luis Chavioli (Luisinho da Saúde), Marcelo Junio (Marcelinho), Meiry Farias, Paulo Grassano, Sebastião da Silva (Cecéu), Simone Sponton, Valdecir Pardini; além do major Alesandro Luis Wolski, comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), e do superintendente da Guarda Municipal, Luis Henrique Micheletti, e outras lideranças.