POLÍTICA

min de leitura - #

Conselho discute cronograma de retirada de fios

Da Redação

| Edição de 20 de janeiro de 2026 | Atualizado em 20 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após a conclusão da segunda etapa da retirada de cabos de internet inservíveis, realizada na terça-feira (20), o Conselho do Plano Diretor de Ivaiporã se reúne hoje, às 8 horas, no Salão Nobre da Prefeitura. Durante a reunião, o conselho, a Prefeitura, a Copel e representantes das operadoras de internet devem definir novos trechos, cronograma e prioridades para as próximas etapas do trabalho ao longo dos próximos meses.

O presidente do conselho, Jair Burato, lembra que a iniciativa surgiu a partir de discussões no Plano Diretor, diante dos riscos à segurança e do impacto negativo no visual urbano causado por fios soltos e fora de uso nos postes.

A proposta foi levada no ano passado ao prefeito Carlos Gil e à vice-prefeita Gertrudes Bernardy. A apresentação ocorreu após relatos de acidentes e dificuldades enfrentadas por motociclistas, ciclistas e pedestres em vias com grande circulação. “Esses cabos soltos representavam riscos reais, inclusive de acidentes graves, além de prejudicar a aparência da cidade”, afirmou.

Após a apresentação do problema, a prefeitura convocou provedores de internet e a Copel para uma reunião conjunta. No encontro, ficou definido que a retirada seria feita de forma coordenada, com fiscalização da concessionária e execução pelas operadoras.

A primeira etapa do trabalho ocorreu em novembro na Avenida Brasil, onde cerca de 900 quilos de cabos inutilizados foram retirados. A segunda etapa avançou nesta terça-feira (20) pela Avenida Paraná. Aproximadamente 800 quilos de fios foram removidos.

O técnico de redes André Sena, responsável pelo compartilhamento de infraestrutura da Copel na região Norte do Paraná, explicou que a retirada dos cabos ocorreu após uma solicitação formal da prefeitura, feita por meio de ofício. “A prefeitura fez essa solicitação à Copel por causa dos cabos baixos e do risco de acidentes, que poderiam ocorrer e acabam impactando a saúde pública”, afirmou.

Segundo André, neste trabalho a Copel atua no papel de fiscal, enquanto a retirada efetiva dos cabos é responsabilidade das operadoras de internet. “A Copel vem para fiscalizar essa ação. Os ocupantes, que são as operadoras de internet, fazem a retirada dos cabos e o recolhimento do material, e identificar os pontos que estão fora de norma para serem retirados”, explicou.