Os consumidores que mais acumulam créditos no Nota Paraná são os que costumam colocar o CPF na nota em restaurantes e em lojas de roupas e calçados. A informação foi confirmada pela coordenadora do programa, Martha Gambini, em entrevista concedida nesta semana ao TNOnline.
Muita gente ainda acredita que os supermercados lideram a lista, mas, segundo ela, o setor é justamente o que menos gera retorno aos participantes. “Ganhamos mais em roupas, calçados, restaurantes, que são aqueles locais em que as pessoas esquecem de colocar o CPF. No mercado nós vamos todos os dias, né? Pelo menos eu ali, minha família, todo mundo vai ao mercado sempre. Só que no mercado tem muitos produtos isentos e mais pessoas colocam o CPF. Então o retorno é menor”, explicou Martha.
Além dos créditos, cada compra registrada com CPF também garante a chance de participar dos sorteios mensais e especiais do programa. “Então a cada 200 reais em compras, gera um bilhete. A primeira compra no mês de qualquer valor, vai comprar um refrigerante, vai comprar uma bala, vai comprar qualquer coisa de valores menores. O pãozinho de cada dia, nós pagamos impostos em tudo que nós compramos. Então vai fazer uma compra, já coloca o CPF, não precisa ficar escolhendo o valor”, completou a coordenadora.
Todos os meses são sorteados 35 mil prêmios de R$ 1.000 e quatro vezes por ano são sorteados prêmios de R$ 1 milhão. Os sorteios milionários acontecem sempre em fevereiro, maio, agosto e dezembro. Já os prêmios mensais são creditados regularmente para os contemplados. Gambini também destacou que até mesmo bebidas alcoólicas geram créditos e bilhetes, “diferente do que muitas pessoas pensam”.
Outro detalhe importante, segundo a coordenadora, é que muitos consumidores deixam de concorrer porque não ativam a participação no aplicativo. “Se você nunca ganhou, é importante conferir no seu aplicativo se está aceitando participar dos sorteios”, orienta.
Criado para estimular a emissão de notas fiscais e combater a sonegação, o Nota Paraná devolve parte do ICMS pago nas compras aos contribuintes cadastrados. Além dos créditos que podem ser transferidos para conta bancária ou usados para abater o IPVA, os sorteios são um atrativo extra para quem pede a nota com CPF. (GABY CAMPOS)