O deputado Alexandre Curi (PSD) esteve nos últimos dois dias sendo sabatinado em uma série de órgãos de imprensa na capital paulista. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná deu entrevistas, onde falou principalmente sobre o perfil do Paraná, na Band News, CNN e na Rede Massa. Na sede paulista da emissora de rádio de Ratinho, o próprio apresentador sentou na bancada para entrevistar o deputado. Em clima bastante descontraído, Curi confirmou ao pai do governador Ratinho Junior que conhece pessoalmente todos os 399 municípios do Paraná. “Em mais da metade deles estive mais de uma vez”, disse Curi, acrescentando que segue em viagens praticamente todos finais de semana para atender a tantos municípios. A saber, hoje o presidente da Assembleia estará em Apucarana para reunião da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí, que recebe o secretário de Agricultura, Márcio Nunes e outras autoridades.
Extraordinárias
A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza hoje, a partir das 17 horas, sessões extraordinárias para votar sete projetos de lei de autoria do Executivo Municipal. Entre os projetos em votação está o que cria adicional de periculosidade para a carreira de Agente de Trânsito, além de abertura de crédito adicional, entre outras matérias. O presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB) optou pelas extraordinárias para dar celeridade ao processo e também para deixar a pauta menos extensa para a sessão da próxima segunda-feira (20), que será realizada no auditório do Colégio Professor Izidoro Luis Cerávolo, dentro do programa Sessão Itinerante.
Audiência pública
Depois das extraordinárias, a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte, Urbanismo e Habitação da Câmara Municipal de Apucarana promove hoje, às 19h30, no plenário da Casa, audiência pública para discutir projeto de lei complementar nº 008/2025, de autoria do vereador Guilherme Livoti (União), que altera o Código de Obras e Edificações em relação à instalação de postos de combustíveis na cidade. Segundo o vereador, a discussão é bastante técnica e envolve adequação da legislação municipal atualmente em vigor ao que determina a ANP - Agência Nacional do Petróleo e outros órgãos. “A atual formatação tem inclusive travado alguns empreendimentos”, detalha o vereador.
Coletes vencidos
O prefeito Rodolfo Mota (União) revelou ontem mais uma dívida herdada de gestões anteriores da Prefeitura de Apucarana. Desta feita, os precatórios envolvem equipamentos de segurança da Guarda Civil Municipal. Segundo o prefeito, decisão judicial determina que a Prefeitura indenize agentes da corporação que chegaram a atuar por dois anos com coletes balísticos vencidos. “Isso faz parte de um passado que estamos agora virando a página, mas é importante que a população saiba, pois é ela, através de seus impostos, que irá pagar mais esse precatório deixado por gestões passadas”, disse ontem o prefeito, durante entrega de novos equipamentos aos agentes.
Festa em Cambira
Muitos prefeitos que vão participar da reunião da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) hoje em Apucarana devem estar presentes também na abertura da Expocam, a festa mais tradicional de Cambira. Até porque, uma das atrações da festa é a Exposição Riquezas do Vale, projeto da associação que serve de vitrine aos produtos regionais e que vem sendo fortalecido pelo presidente da Amuvi, prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD). A prefeita Ana Lucia Oliveira (MDB), anfitriã da festa, a primeira em sua gestão, convidou pessoalmente várias autoridades. O secretário de Estado do Trabalho, Paulo do Carmo e o deputado Anibelli Neto (MDB) estão entre as presenças confirmadas