POLÍTICA

min de leitura - #

Deputada propõe ampliação da licença paternidade

Da Redação

| Edição de 28 de maio de 2025 | Atualizado em 28 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná foi um dos primeiros estados a criar e regulamentar a lei que obriga o uso de máscara de proteção, em vigor desde o final de abril. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), um dos autores da lei, lembrou que o Senado aprovou legislação semelhante nesta semana.

Ele aponta que a máscara de proteção facial é uma das garantias de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus. “É muito importante o uso da máscara de proteção facial, aliado às demais medidas de prevenção, tais como a higienização correta das mãos, o uso de álcool em gel, o distanciamento e o isolamento social, dentre outras”, explica Romanelli.

Cristina Silvestri destaca que a licença-paternidade atual é muito mais curta em comparação à licença-maternidade, o que limita a presença dos pais nos primeiros dias de vida da criança. “Sabemos que a presença ativa do pai durante o puerpério é crucial não apenas para o desenvolvimento do bebê, mas para oferecer apoio emocional à mãe. Contribui, por exemplo, para a qualidade da amamentação”, diz.