POLÍTICA

min de leitura - #

Em Faxinal, quatro tentam conquistar o poder

Da Redação

| Edição de 04 de outubro de 2024 | Atualizado em 04 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quatro candidatos concorrem ao cargo de prefeito de Faxinal. Hermes Santa Rosa tem 60 anos e concorre à prefeitura pelo Partido Social Democrático (PSD). Empresário do ramo imobiliário, Santa Rosa tem como candidato a vice-prefeito Rubens Kaplun (Republicanos). Sua coligação é composta pelos partidos PSD, Republicanos e MDB. Hermes Santa Rosa é candidato da base política do atual prefeito Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo, que já está no seu segundo mandato consecutivo.

Outro candidato é Gilberto Cesar Taborda, 58 anos (Solidariedade). Ele foi servidor público da Sanepar durante 33 anos, vereador entre 2005/2012 e presidente da câmara entre 2005/2006. Tem como candidato a vice-prefeito Gilmar Gonçalves (DC).

Adilson José Silva Lino, 47 anos, também é candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL). O bacharel em Direito e radialista, foi prefeito de Faxinal por dois mandatos e, nos últimos anos, atuou como diretor de obras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Tem como candidato a vice-prefeito o vereador Sueder Martins (PL). A coligação é constituída pelos partidos PP, PL, União Brasil e Federação PSDB/Cidadania.

O professor José Flávio Bernal Gomes (PDT), 73 anos, é o quarto candidato a prefeito. Gomes é professor aposentado da rede estadual de ensino, onde atuou por 43 anos. Tem como candidato a vice-prefeito o também professor Arildo Ferreira de Castro (PT). A coligação do candidato conta com o PDT e a Federação PT/PC do B/PV.

No total, o município de Faxinal tem 80 candidatos a vereador na disputa eleitoral deste ano.