POLÍTICA

min de leitura - #

Encontro de prefeitos discute propostas do municipalismo

Edison Costa

| Edição de 19 de março de 2024 | Atualizado em 19 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Encontro de prefeitos discute propostas do municipalismo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Teve início nesta terça-feira e prossegue até esta quinta-feira, no Viasoft Experience, em Curitiba, o Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Considerado o maior evento municipalista do Sul do Brasil, o encontro reúne cerca de 500 prefeitos e prefeitas e 4 mil gestores públicos de cinco Estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

O Emupar visa discutir temas relevantes para o movimento municipalista e capacitar gestores e servidores públicos municipais, além de promover a troca de experiências entre municípios do Paraná e de outros Estados.

O governador Ratinho Junior (PSD) também marcou presença no início da noite, juntamente com a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. 

Uma grande análise estrutural da situação dos municípios brasileiros e os desafios que devem ser enfrentados pelos gestores foram temas da palestra de abertura proferida pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. 

Para Ziulkoski, existem alguns caminhos que podem ser direcionados pelos gestores diante dos cenários futuros e um deles é a participação das discussões de âmbito legislativo, mas que interferem nas gestões locais.

Ele destacou o trabalho feito pela CNM em Brasília, em relação à desoneração da folha (que poderia ser estendida às prefeituras) e também a uma reforma previdenciária que atingisse os municípios e que podem resultar em economia acima de R$ 10 bilhões para o Estado e serem aplicadas em políticas públicas.

“Estamos organizando a nova marcha para Brasília em 23 de maio e essa união dos municípios pode gerar muitas coisas positivas”, afirmou.

O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PRD), destacou a necessidade dessa união diante de pautas que representam o interesse comum. “Encontros como esse nos levam a discutir e também conhecer experiências de todos os municípios, uma oportunidade de termos um panorama muito bom sobre os desafios e soluções para nossos municípios”, afirmou.

O prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre da Silva (PSD), discursou na condição de também vice-presidente da AMP, destacando vários pontos de interesse dos municípios, além de defender a participação das mulheres na administração pública.