POLÍTICA

min de leitura - #

‘Enxugar a máquina’ será um dos desafios de Ditão em Jandaia

Lis Kato

| Edição de 22 de outubro de 2024 | Atualizado em 22 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ditão Pupio (MDB), 70 anos, prefeito eleito de Jandaia do Sul, terá alguns desafios a enfrentar ao reassumir o comando do município em 2025, após vencer uma das eleições municipais mais disputadas da região, com sete candidatos na disputa pela Prefeitura. Eleito com 4.163 votos, representando 32,46% dos votos válido, Ditão, que já foi prefeito e entregou a Prefeitura em 2020, se prepara para mais um mandato que deve ser iniciado com ajuste financeiro e melhorias na saúde. Ele foi entrevistado da série Prefeitos Eleitos, do TNOnline/Tribuna do Norte.

Ditão revelou que não tinha planos de disputar as eleições, mas foi convencido por apoiadores e lideranças locais. “Eu não tinha mais intenção de ser candidato, mas o pessoal pediu, e aí veio o entusiasmo”, afirmou o prefeito eleito, destacando sua decisão de chamar para vice Inei Heckert, que já havia sido candidato a prefeito, para compor seu grupo. Segundo ele, apesar da campanha ter sido marcada pela divisão de votos, ele credita vitória a seu eleitorado. “A gente tinha eleitores que não mudavam de voto e isso fez diferença”, comenta.

Sobre a transição de governo, o novo prefeito declarou que o processo está fluindo bem, com uma equipe já em ação para garantir que tudo ocorra sem contratempos. Ele ressaltou que o maior desafio nos primeiros meses de mandato será o ajuste financeiro do município, que, segundo ele, sofreu com aumento de despesas. “Maior desafio é organizar o município, houve um aumento grande de gastos. Vamos ter que cortar gastos, reduzir comissionados e enxugar a máquina, para manter o equilíbrio financeiro”, disse o prefeito, acrescentando que está ciente que as medidas de corte devem ‘frear’ investimentos nos seus primeiros meses de administração.

Ditão destacou a importância de obras inacabadas que pretende retomar, como a revitalização da estação ferroviária, o novo parque industrial e a conclusão das 75 casas do Projeto Vida Nova, iniciativas que ele considera cruciais para o desenvolvimento urbano e habitacional da cidade. Além disso, ressaltou a necessidade de melhorias na saúde pública e na infraestrutura. “O povo cobra com razão. Temos exames atrasados, cirurgias demoradas e a cidade precisa de um recapeamento asfáltico urgente”, afirmou.

O prefeito eleito também sinalizou a intenção de promover uma reforma administrativa, transformando os departamentos municipais em secretarias, visando maior eficiência e responsabilidade na gestão pública. “Quando você coloca uma pessoa que entende do assunto à frente de uma secretaria, a chance de crescimento é maior”, explicou.

Para os próximos quatro anos, Ditão Pupio promete uma gestão pautada pela transparência e pelo respeito ao dinheiro público. “A população já me conhece, sabe do meu trabalho sério e honesto. Vamos fazer o possível para atender bem e melhorar o município.