POLÍTICA

min de leitura - #

Ex-prefeito de Cambira tenta voltar ao cargo após 8 anos

Lis Kato

| Edição de 08 de agosto de 2024 | Atualizado em 08 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Ex-prefeito de Cambira tenta voltar ao cargo após 8 anos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-prefeito Maurílio dos Santos (Agir), 48 anos, é um dos candidatos a prefeito de Cambira nas eleições de 6 de outubro deste ano. Ele tenta voltar ao cargo depois de oito anos fora do poder municipal e acredita que tem todas as condições para isso.

Em entrevista para o site TNOnline e Tribuna do Norte, ele fala das suas propostas de trabalho, que incluem atração de mais empresas, geração de empregos, educação e agricultura.

Profissional da construção civil, Maurílio dos Santos tem uma carreira que se estende por diversos cargos públicos, incluindo o de prefeito interino e posteriormente prefeito eleito. A carreira de Maurílio começou no setor de obras, onde atuou como mestre de obras e depois como secretário de obras do município entre 2009 e 2013. Sua atuação nesse período o levou a ser eleito vereador e, eventualmente, a presidir a Câmara Municipal. Durante seu mandato como vereador-presidente, ele assumiu interinamente a prefeitura de Cambira de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. 

Em 2015, após vencer uma eleição complementar, Maurílio tornou-se prefeito efetivo e administrou Cambira até dezembro de 2016. Após seu mandato, ele atuou como assessor parlamentar do deputado Ênio Verri (PT) na Câmara dos Deputados, em Brasília, antes de retornar à construção civil.

Casado e pai de dois filhos, Maurílio explica por que decidiu se candidatar novamente ao cargo de prefeito. “Sentimos que é o momento de voltar, dar continuidade ao que foi interrompido, com mais preparo e experiência. Queremos corrigir os erros e continuar acertando, fazendo o melhor para nossa população que está carente de uma política diferenciada”, disse ele.

Perguntado sobre suas prioridades caso seja eleito, Maurílio destacou a importância de investir em políticas públicas voltadas para as famílias, além de reforçar a agricultura, que é o principal setor econômico de Cambira. 

Ele também enfatizou a necessidade de melhorar a saúde e a educação no município. “Se tivermos uma criança com saúde dentro de uma sala de aula, ela estará apta a aprender. Vamos trabalhar nesses setores para atender a população mais carente”, afirmou.

Maurílio reconhece que a geração de empregos é um dos maiores desafios para municípios pequenos como Cambira. Segundo ele, uma das soluções passa por revisar leis que dificultam a atração de empresas para a região, como a que mudou a doação de terrenos para concessão de uso em 2014. Sobre a agricultura, ele planeja continuar o trabalho realizado em seu mandato anterior, buscando fortalecer as associações de agricultores e garantir que as estradas rurais estejam em boas condições para o escoamento da safra.