Candidato a prefeito por São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura (União Brasil) revela em entrevista ao site TNOnline e Triobuna do Norte, por que quer retornar à Prefeitura no pleito de 6 de outubro deste ano. Ele já foi prefeito do município por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2017-2020) e concorre nestas eleições com uma plataforma que prioriza a saúde, geração de empregos e fortalecimento da agricultura.
Formado em Educação Física e Gestão Pública, com pós-graduação em Educação Especial, Fábio Hidek iniciou sua trajetória política como vereador em 2012. Antes disso, foi empresário no município, gerindo um lava-car e uma vídeo locadora, ambos vendidos após sua aprovação em concursos da Sanepar e do Tribunal de Justiça do Paraná, onde ainda atua.
O ex-prefeito escolheu como vice em sua chapa a vereadora Olivia Froes, do partido Avante, consolidando uma aliança com o objetivo de, segundo ele, “fazer São João do Ivaí crescer ainda mais”.
“Eu acho que São João do Ivaí merece mais, mais saúde, mais empregos, mais moradias. Por isso, colocamos nosso nome à disposição”, afirmou o candidato sobre sua motivação para voltar ao comando da Prefeitura.
Caso eleito, Hidek coloca a saúde como prioridade máxima, seguida pela geração de empregos. “A saúde vem em primeiro lugar. Depois, a geração de empregos, porque nós temos um problema, a nossa população tem saído de São João para trabalhar fora”, explicou. Para mitigar essa questão, Miura pretende investir na expansão do parque industrial da cidade, aumentando o número de barracões e fomentando pequenas empresas. “Sabemos que a logística de São João dificulta prometer centenas de empregos, mas podemos trazer várias empresas menores, gerando empregos suficientes para estabilizar a economia local”, completa.
Na agricultura, setor que considera a “força econômica de São João”, o ex-prefeito pretende continuar a readequar as estradas rurais, incentivando micro produtores e reativando o concelho de desenvolvimento rural. “Temos vários projetos na área da agricultura que, com certeza, vão melhorar a situação da produção rural”, afirmou, propondo a criação de um mini abatedouro e uma mini cooperativa, que deverão fortalecer os micro produtores e gerar empregos nos distritos.
Hidek acredita que o município de São João do Ivaí “merece mais” e afirma que sua candidatura é motivada pela vontade de resolver problemas que observa na atual administração. Ele mencionou questões como a gestão do lixo, os surtos de dengue e o fechamento de postos de saúde como exemplos de áreas que precisam de melhorias urgentes.