A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou ontem, o Observatório dos Pedágios, uma plataforma digital criada para permitir mais transparência e controle social sobre os novos contratos de concessão de rodovias no estado. Além de trazer informações detalhadas sobre cada um dos lotes, a ferramenta permitirá o monitoramento da execução de todas as obras previstas nos contratos, possibilitando que toda a sociedade contribua com a fiscalização das concessões.
“Tivemos no passado uma experiência não tão agradável com os pedágios no Paraná, com obras retiradas, aditivos, denúncias de corrupção, mortes por falta de obras e prejuízos à infraestrutura e à logística de transporte no estado”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “Nós temos agora a responsabilidade de colaborar com a sociedade, trazendo essa ferramenta que não é uma fonte de opiniões, mas uma fonte de informações, pela qual as empresas, as entidades e as lideranças poderão estar mais próximas do assunto”, completou.
Vasconcelos ressaltou, ainda, que considera fundamental que a população e as lideranças de cada região do estado se mobilizem para, com auxílio do Observatório dos Pedágios, fiscalizar as concessões em suas localidades. “Cada região tem que perceber as obras que estão na sua área e, junto com as lideranças e as entidades de classe, colaborar com essa fiscalização. E todos podem contar com o auxílio da Federação das Indústrias nesse trabalho”, disse.
Totalmente desenvolvido pelo Sistema Fiep, o Observatório dos Pedágios é dividido em seis módulos. Um dos principais destaques é um mapa interativo que permite o georreferenciamento de cada uma das obras previstas nos contratos. Nele, o usuário pode filtrar os tipos de obras sobre os quais pretende pesquisar. Ao clicar em determinada obra, são apresentadas informações específicas sobre ela, incluindo o ano previsto para sua conclusão.
Os usuários também podem consultar os valores das tarifas em cada uma das praças de cobrança dos diferentes lotes. Mais do que isso, a plataforma disponibiliza um simulador para que motoristas que realizam pagamentos via tag eletrônica ou que sejam usuários frequentes de determinada rodovia saibam quanto terão de desconto em determinada praça.
Atualmente, o pagamento com etiqueta eletrônica dá direito a 5% de desconto, independentemente da categoria do veículo. Já o desconto de usuário frequente (DUF) é exclusivo para veículos de passeio e se aplica de forma progressiva a partir da segunda passagem pela mesma praça de pedágio, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês.