POLÍTICA

min de leitura - #

Fórum atende a 580 pessoas no último dia de cadastro eleitoral

Louan Brasileiro

| Edição de 08 de maio de 2024 | Atualizado em 08 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Fórum atende a 580 pessoas no último dia de cadastro eleitoral

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para votar nas Eleições Municipais 2024 se encerrou nesta quarta-feira. Em Apucarana, o Fórum Eleitoral, que abrange também Cambira e Novo Itacolomi, registrou durante todo o dia grande movimento de eleitores que deixaram para regularizar a situação na última hora. Cerca de 580 pessoas foram atendidas das 9 horas até por volta das 20 horas, conforme senhas distribuídas.

Vale lembrar que quem perdeu o prazo não poderá votar em outubro. A partir desta quinta-feira  cadastro eleitoral estará fechado para que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, desde a abertura dos serviços, mais de 100 pessoas já aguardavam no local pela manhã.

“Bastante gente deixou para a última hora. Abrimos o fórum às 9h e, de imediato, entregamos mais de 120 senhas para pessoas que vieram regularizar ou tirar o título de eleitor”, diz.

Ela também conta que o movimento foi intenso nas últimas semanas no Fórum Eleitoral. “Nesses últimos dias, nós distribuímos em torno de 300 senhas por dia para os atendimentos. Desse total, ao menos 250 pessoas foram atendidas para resolver suas pendências”, afirma.

No meio de tanta gente buscando regularizar a situação, teve eleitor que procurou o local apenas com a finalidade de saber se estava tudo certo. É o caso do senhor Jorge Lima, morador do Jardim Trabalhista, em Apucarana.

“Eu vim aqui pra ver se está tudo certo com o meu título, para que eu possa votar nas eleições”, conta.

Já o músico João Júnior foi até o Fórum Eleitoral para levar seu filho, que acaba de completar 18 anos, para a emissão do título de eleitor.

“A gente às vezes acaba deixando pra última hora, mas é importante que os jovens participem e votem nas eleições, por isso eu vim aqui acompanhar o meu filho”, disse.

Os serviços procurados são majoritariamente para a emissão do primeiro título de eleitor, mas também existe bastante demanda pela mudança do local de votação, conforme a chefe do cartório.

“A maior procura tem sido para a emissão do título e também para a transferência do local de votação, pessoas que querem poder votar em um local mais próximo, por exemplo, além daqueles que ainda não haviam colhido a biometria”, explicou Andrea.

O Fórum Eleitoral informou que até ontem Apucarana já registrava mais de 95 mil eleitores.