Os governadores de Goiás e do Paraná, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Júnior (PSD), respectivamente, têm as melhores aprovações de seus mandatos segundo pesquisa da Genial/Quaest divulgada ontem que mediu a popularidade dos gestores também de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Caiado tem aprovação de por 86%, e Ratinho Júnior por 81% da população.
Ratinho Junior (PSD), inclusive, é o mais bem avaliado entre os governadores do Sul e Sudeste, superando Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul e Romeu Zema (NOVO) em Minas Gerais, ambos com 62%. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) registra 61%, enquanto no Rio de Janeiro Claudio Castro (PL) tem 42%, pior desempenho da pesquisa.
O desempenho de Ratinho Junior também supera governadores de outras regiões, como Jerônimo Rodrigues na Bahia (61%) e Raquel Lyra em Pernambuco (51%). Além disso, os 81% levantados na pesquisa representam a maior aprovação do paranaense na série histórica da pesquisa, iniciada em julho de 2024.
A desaprovação de Ratinho, segundo a pesquisa, soma 14%. São 5% os que não souberam ou não responderam.
Quanto à avaliação o governo, 65% apontam que a gestão é positiva (índice que subiu seis pontos desde dezembro), 24% indicam que é regular e 6% dão o conceito negativo. São 5% os que não souberam ou não responderam.
A área mais bem avaliada no governo, entre as pesquisadas, é a educação, aprovada por 66% dos paranaenses, seguida pela geração de emprego e renda e a atração de empresas, ambas com 65%. As piores avaliações se dão na saúde e na segurança, com índices de 50% de conceito positivo e 16% e 14% de negativo, respectivamente.
A pesquisa também revela que 78% dos paranaenses acreditam que o estado está em melhor situação do que os demais. Esse otimismo é superior ao de Goiás (75%), São Paulo (60%) e Minas Gerais (56%), entre outros estados. Além disso, 67% dos entrevistados no Paraná acreditam que Ratinho Junior conseguirá eleger um sucessor.
No Paraná também foram ouvidos 1.104 eleitores de forma presencial.