POLÍTICA

min de leitura - #

Governo discute potencial da inteligência artificial no serviço público

Da Redação

| Edição de 22 de outubro de 2024 | Atualizado em 22 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como aplicar a inteligência artificial (IA) no serviço público, otimizando recursos e garantindo um bom atendimento para a população. Esses foram alguns dos temas discutidos na palestra “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público”, voltada para servidores públicos estaduais, ontem, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Pela manhã, secretários estaduais e diretores de autarquias participaram de uma palestra com o mesmo tema, no Palácio Iguaçu.

A palestrante Martha Gabriel, referência multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, apresentou aos mais de 1.200 participantes as possibilidades de uso da inteligência artificial em áreas como saúde, educação, segurança, gestão ambiental, entre outros, despertando a criatividade para a área de inovação.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que participou do encontro, destacou que o Paraná já utiliza ferramentas de IA em diversas iniciativas, visando melhorar a qualidade do serviço público. “Nós temos buscado trazer novas ferramentas para o Governo do Estado, justamente para prestar um serviço melhor para o cidadão. A Inteligência Artificial é uma realidade no dia a dia, no trabalho, e ajuda a diminuir burocracia, facilita e agiliza a prestação do serviço”, afirmou.

“A IA não irá tirar o emprego das pessoas, mas sim daqueles que não estiverem preparados para utilizá-la a seu favor. Então hoje a gente fez uma série de palestras, vendo o que o mundo está fazendo com a Inteligência Artificial para que a gente possa trazer para o Paraná, fazendo com que o Estado avance cada vez mais nessa área de inovação”, acrescentou Ratinho Junior.