Começa nesta sexta-feira (30) e prossegue até o dia 3 de outubro o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio para os candidatos que vão disputar as eleições municipais de 6 de outubro deste ano.
As campanhas para prefeito e vice-prefeito ocuparão 20 minutos em rede por dia, no rádio e na televisão, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado. No rádio será das 7 às 7h10 e das 12 às 12h10. Já na TV os candidatos vão se apresentar das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além disso, haverá a veiculação de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador. A legislação não prevê tempo em cadeia para a eleição de vereador.
No âmbito da 28ª Zona Eleitoral da Comarca de Apucarana, somente em Apucarana haverá propaganda eleitoral na TV e no rádio. Em Cambira só no rádio e em Novo Itacolomi não haverá horário gratuito.
Entre os quatro candidatos a prefeito de Apucarana, o primeiro a abrir a programação desta sexta-feira será Paulo Vital (PL), da coligação “Vamos em Frente”, formada pelos partidos PL-Podemos-PRD-PSD e Republicanos. O candidato terá um tempo de 3 minutos e 54 segundos, o maior entre os concorrentes.
Em seguida será a vez de Rodolfo Mota (União Brasil), da coligação “Pé no chão, Deus no coração”, constituída pelas legendas PP-PSDB-Cidadania e União Brasil. Ele terá um tempo 2 minutos e 28 segundos.
Na sequência se apresenta Rodrigo Recife (MDB), da coligação “Apucarana forte, grande e no caminho certo”, representada pelos partidos MDB-PDT e Solidariedade. Seu tempo de apresentação será de 1 minuto e 25 segundos.
Por último se apresenta a candidata Jane Reis (PT), da coligação “Apucarana da Esperança”, formada pelas siglas PT-PSB-PSOL-Rede-PV e PC do B. Os programas serão transmitidos pelas TVs Rede Massa e Canal 38 e cinco emissoras de rádio.
ARAPONGAS
Em Arapongas, pertencente à 61ª Zona Eleitoral, os programas eleitorais dos dois candidatos a prefeito e a vereador serão transmitidos apenas pelas seis emissoras de rádio locais Embora a cidade tenha um canal de televisão, um acordo entre as coligações decidiu dispensar o uso da tevê.
Nesta sexta-feira, quem vai abrir o horário eleitoral gratuito é o candidato Jair Milani (PL), da coligação “Experiência e Competência Comprovadas”, composta pelos partidos PL, Avante, Podemos, PMB e MDB. Ele terá um tempo de 4 minutos e 5 segundos.
Em seguida, apresenta seu programa eleitoral o candidato Rafael Cita (PSD), da coligação “Pra Frente Arapongas”, composta por 11 legendas: PSD, PP, PSB, DC, Novo, PDT, PRD, PSDB-Cidadania, Republicanos e União Brasil. Cita terá um tempo disponível de 5 minutos e 5 segundos.
Doze cidades da região não têm programas eleitorais
Das 29 cidades da região de Apucarana, que incluem as 26 da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) mais Arapongas, Sabáudia e Manoel Ribas, doze não terão horário gratuito para propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A maioria porque não dispõe desses veículos de comunicação para os candidatos apresentarem suas propostas aos eleitores.
Não possuem emissoras de rádio e tevê os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Cruzmaltina, Godoy Moreira, Grandes Rios, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí. Em Lunardelli existe uma emissora de rádio, porém os candidatos não farão programas por questões técnicas.
Em Arapongas, há um canal de televisão, mas os candidatos preferiram se utilizar apenas das seis emissoras de rádio. Em Sabáudia há uma emissora de rádio, mas os candidatos preferiram não utilizá-la em suas campanhas.
Além de Apucarana, que terá programas em dois canais de tevê – Rede Massa e Canal 38 – em Ivaiporã os candidatos a prefeito Carlos Gil (PSD) e Miguel Amaral (Podemos) também farão uso do canal de televisão local, a TV Humaitá, e mais três emissoras de rádio.