POLÍTICA

min de leitura - #

Jandaia do Sul tem sete candidatos a prefeito nas eleições de outubro

Edison Costa

| Edição de 06 de agosto de 2024 | Atualizado em 06 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Jandaia do Sul tem sete candidatos 
a prefeito nas eleições de outubro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Durante o período que antecedeu as convenções municipais, Jandaia do Sul tinha ao menos nove pré-candidatos a prefeito nas eleições de 6 de outubro deste ano. Depois das negociações político-partidárias e das convenções realizadas a partir de 20 de julho até dia 5 de agosto, ficaram sete para a disputa dos votos do eleitorado jandaiense. Número é o mesmo do registrado no pleito municipal de 2020.

O vice-prefeito na gestão atual Dionízio Costa Alves (PV), o Fifa, que havia anunciado sua pré-candidatura a prefeito, abriu mão de concorrer em favor do advogado Edival Morador (PSB), que faz parte do mesmo grupo partidário, que inclui o PT. O então pré-candidato a prefeito pelo PT, Bananinha, também desistiu da disputa em favor do grupo político, que ainda está preparando a relação oficial dos correntes a vereador a ser encaminhada à Justiça Eleitoral.

Passadas as convenções, o quadro de candidatos a prefeito de Jandaia do Sul ficou o seguinte:

O atual prefeito Lauro Junior (União Brasil) vai tentar seu segundo mandato, tendo como candidata a vice a farmacêutica e empresária do agronegócio Rosângela Vilar Moretti (União Brasil). O grupo é formado pelos partidos União Brasil, PSD e Republicanos e terá uma chapa de 18 candidatos a vereador.

O ex-prefeito Benedito José Púpio (MDB), o Ditão Púpio, vai tentar voltar à Prefeitura, tendo como vice Inei Heckert (MDB). O grupo é formado pelos partidos MDB, Cidadania, PSDB e Avante, concorrendo com uma chapa de 20 candidatos a vereador. Ditão Púpio foi prefeito de 2016 a 2020.

O ex-vereador por quatro mandatos e duas vezes presidente da Câmara, empresário José Aparecido Pereira, o Zé da Gruta (PL), vai para a disputa tendo como companheiro de chapa na vice o empresário Norberto Barão (PL). O grupo conta ainda com apoio do Solidariedade. Chapa tem 20 concorrentes a uma vaga na Câmara de Vereadores.

O professor e vereador Bruno Cavassani (PP) é candidato a prefeito junto com o vice Mazinho Koteski (Novo). A coligação conta com os partidos PP, Novo e PDT e tem 30 candidatos a vereador.

Miller Borba (Podemos) é outro concorrente à Prefeitura de Jandaia do Sul, tendo como vice o médico Dalmen de Pinho Tavares Filho (PP). Além do PP, a coligação conta com o PRD e terá uma chapa de 20 candidatos a vereador.

Outro candidato a prefeito é o empresário Samuel Fiorucci (Agir), que vai para disputa com um só partido tendo como candidata a vice sua esposa Rozângela Fiorucci (Agir). Chapa tem 10 candidatos a vereador.

Juntando todas as chapas, o número de candidatos a vereador chega a 98, mas o grupo de Edival Morador ainda não fechou a lista.

O município de Jandaia do Sul tem cerca de 21,4 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e 16,7 mil eleitores conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).