AJustiça Eleitoral de Apucarana realizou na tarde desta sexta-feira (26) nova retotalização dos votos das eleições proporcionais de 2024. O procedimento atendeu à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), de Curitiba, que determinou a anulação dos votos do partido Democracia Cristã (DC), que elegeu o vereador Adan Lenharo, por fraude da cota de gênero. A retotalização provoca duas mudanças na Câmara, com as entradas de Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania). Os dois foram diplomados durante a cerimônia pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, Laércio Franco Júnior, e serão empossados na Câmara no início de outubro.
Eles ocupam as vagas de Adan Lenharo, que deixa a Câmara com a anulação dos votos do DC, e também do vereador Luciano Facchiano (Agir), que perde a sua cadeira por conta do recálculo do quociente eleitoral. Dessa forma, o Agir ficará apenas com uma vaga no Legislativo, que é de José Aírton Deco de Araújo.
Deco, que atualmente está na Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), precisou ser novamente diplomado e reassume o mandato pelo Agir. Assim, Facchiano e Wellington Gentil deixam a Câmara. Caso Deco decida voltar para a Aserfa, Luciano Facchiano - que vira o primeiro suplente - assume. Deco marcou para a próxima segunda-feira (29) uma entrevista coletiva, quando deve anunciar o seu futuro.
A mesa executiva da Câmara já agendou a posse de Pablo da Segurança e Lucas Leugi para os dias 3 e 4 de outubro, respectivamente.
O juiz eleitoral Laércio Franco Júnior explicou que a retotalização ocorreu por conta da comprovação da fraude à cota de gênero comprovada em primeira instância e ratificada pelo TRE-PR. “A legislação eleitoral prevê a exigência mínima de 30% de participação feminina nas campanhas em disputa aos cargos de vereador. A participação não basta ser formal, não basta ter o nome de mulheres nas chapas, é necessário que as campanhas sejam reais, sejam efetivas”, explica. Segundo ele, a comprovação de irregularidade gera a nulidade dos votos da chapa. “A gente não pode dizer que é um capítulo triste nem feliz, mas foi um capítulo necessário em razão da constatação da fraude contra a cota de gênero.”
É a segunda retotalização dos votos realizada neste ano em Apucarana. A primeira ocorreu após a anulação dos votos do Podemos - também por fraude à cota de gênero - e garantiu o ingresso do médico Odarlone Orente (PT) entre os 11 vereadores de Apucarana.
“Justiça foi feita”, afirmam vereadores diplomados
Lucas Leugi lembrou que foi o quarto vereador mais votado na eleição de 2024, com 2.148 votos e afirmou que sempre confiou na Justiça. Ele será empossado no dia 4 de outubro, às 14 horas. “ Na história de Apucarana não teve ainda vereador que em três eleições seguidas fez mais de 2 mil votos, que é o nosso caso, e isso eu quero agradecer a todos que confiam e acreditam no trabalho realizado. Agora nós temos que superar esse tempo perdido, que infelizmente ficamos fora da Câmara Municipal”, assinalou o vereador diplomado, que vinha ocupando o cargo de chefe da 16ª Regional de Saúde (RS). Ele agradeceu ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que o indicou para o cargo, e também aos companheiros de jornada política.
Pablo Aparecido Rocha Pereira, o Pablo da Segurança, afirma que um erro foi corrigido pela Justiça Eleitoral. “É um momento muito feliz da minha vida, da vida da minha família”, disse o vereador diplomado, que atualmente atua como comandante da Guarda Civil Municipal (GCM).
Ele afirmou que vai deixar a GCM na semana que vem. “Quero poder contribuir mais com a nossa cidade”, afirmou, acrescentando sua sintonia com o prefeito Rodolfo Mota (União Brasil). “Queremos fortalecer cada vez mais a gestão do prefeito Rodolfo Mota e contribuir com a cidade.” Pablo da Segurança assume no dia 3 de outubro, às 19 horas.