POLÍTICA

min de leitura - #

Justiça Eleitoral de Apucarana realiza auditoria em 345 urnas

Louan Brasileiro

| Edição de 26 de setembro de 2024 | Atualizado em 26 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Fórum Eleitoral de Apucarana iniciou, na manhã desta quinta-feira, a inserção das mídias e a lacração das 345 urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais de 6 de outubro nas 317 seções eleitorais de Apucarana, Novo Itacolomi e Cambira. O evento contou com a presença do juiz da 28ª Zona Eleitoral, Rogério Tragibo de Campos, que destacou a importância da auditoria para assegurar o correto funcionamento das urnas e a transparência do processo eleitoral.

Durante a auditoria, foram verificados itens como o funcionamento das urnas, a exibição das fotos dos candidatos e a conferência dos resultados digitais. “Foi uma auditoria final nas urnas, já preparadas para irem aos locais de votação”, afirmou o juiz, ressaltando que a presença de partidos, candidatos, Ministério Público e imprensa garante a lisura do processo.

Andréa Silva Milanin, chefe do Cartório Eleitoral, confirmou que todos os representantes de partidos puderam conferir os dados de seus candidatos durante a auditoria, que transcorreu sem problemas. No dia da eleição, as urnas serão posicionadas em locais estratégicos nos locais de votação e os mesários devem chegar às 7h para realizar os procedimentos necessários antes do início da votação, previsto para às 8h.

Os testes realizados incluem a verificação da integridade das urnas e uma votação simulada, garantindo que todos os candidatos estejam corretos e prontos para o dia da eleição. Andréa enfatizou que as urnas de contingência também foram preparadas, prontas para qualquer eventualidade.

O Ministério Público, representado pelo promotor eleitoral Gustavo Marcel Fernandes Marinho, acompanhou a auditoria e elogiou a transparência do processo. Ele destacou que a participação do Ministério Público é crucial para garantir a seriedade das eleições e que atos ilegais poderão ser punidos, reforçando a importância de uma campanha honesta.

A expectativa é que as eleições na 28ª Zona Eleitoral transcorram de forma ordeira, mantendo a tradição de tranquilidade nos processos eleitorais da região. Uma reunião com os órgãos de segurança está programada para o dia 1º de outubro, com a presença do Ministério Público e do juiz eleitoral, para assegurar a regularidade dos trabalhos no dia da votação.

No pleito deste ano, 105.263 eleitores estão aptos a votar nos três municípios da Comarca de Apucarana. São 95.740 em Apucarana, 6.479 em Cambira e 3.044 em Novo Itacolomi.