POLÍTICA

min de leitura - #

Mais 101 municípios do Paraná vão vacinar contra a dengue

Adriana Savicki

| Edição de 25 de abril de 2024 | Atualizado em 25 de abril de 2024
Beto Preto durante encontro no Ministério da Saúde
Beto Preto durante encontro no Ministério da Saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou na noite de ontem, após reunião na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, a ampliação da campanha de imunização da dengue no Paraná. Mais 101 municípios de cinco Regionais de Saúde poderão imunizar crianças de 10 a 14 anos.

As novas regionais incluídas no esquema são as sediadas em Paranaguá, Toledo, Umuarama, Maringá e Cascavel. A 10ª RS de Cascavel é, atualmente, a com maior número de casos confirmados de dengue: 35.793.

Atualmente, a vacina é ofertada em três regionais: Foz do Iguaçu, Londrina e Apucarana, esta última também incluída posteriormente ao início do esquema nacional de imunização, implantado há dois meses. Ontem, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de mais 625 municípios em seis estados na campanha. Com isso, o total de cidades contempladas com o imunizante chega a 1.330, em 25 estados. 

Para iniciar a vacinação nestas novas regiões do Paraná, serão disponibilizadas 153.221 vacinas. 

“O combate à dengue no Paraná é feito diariamente com o apoio dos municípios e da população, e agora recebemos a confirmação desta ampliação da vacina para mais municípios do Estado. Essa é mais uma ferramenta que teremos para continuar protegendo os paranaenses. Ainda aguardamos a confirmação da data da chegada destes imunizantes”, comenta o secretário.

AGENDA

Beto Preto também participou ontem de um encontro com o secretário de Atenção Especializada em Saúde (SAES), Adriano Massuda, que recentemente assumiu a função no Ministério da Saúde.

Beto Preto agradeceu a recente recomposição financeira da pasta federal para o custeio da oncologia e apresentou também a necessidade de adequação financeira dos procedimentos de Média e Alta Complexidades, num déficit de cerca de R$ 419 milhões em 2023, que vem sendo assumido pelo Tesouro do Estado.

“Nossa agenda com o secretário Massuda foi para agradecer a recomposição e também para darmos um panorama daquilo que precisa ser readequado no teto MAC, que há bastante tempo está desequilibrado. Mas além disso, queremos ampliar as parcerias e ações em conjunto com a SAES”, afirmou.

O representante do MS destacou os importantes avanços no Paraná e que pretende ampliar as parcerias com a Sesa.