POLÍTICA

min de leitura - #

Manueira quer descentralizar e organizar a saúde em Sabáudia

Edison Costa

| Edição de 04 de novembro de 2024 | Atualizado em 04 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito eleito de Sabáudia, Edson Hugo Manueira (PSD), 43 anos, que está indo para o seu terceiro mandato à frente da administração municipal, vai colocar a saúde como uma das prioridades nos próximos quatro anos. Sua intenção é construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e organizar e descentralizar os atendimentos que hoje são feitos nos três postos de saúde da cidade e do meio rural. Para tanto vai contar com a experiência de sua vice-prefeita Alessandra Valério (PL), que há 27 anos trabalha como enfermeira na saúde pública do município.

Eleito com 2.847 votos, Hugo Manueira foi o entrevistado desta segunda-feira na série Prefeitos Eleitos, comandada pelo TNOnline e Tribuna do Norte. Ele falou do trabalho já realizado anteriormente e do seu plano de governo para o mandato que se inicia em janeiro de 2025.

“Um dos pontos positivos que tivemos no nosso mandato anterior foi justamente a saúde. Nós fizemos uma grande transformação na saúde, que foi a marca de nossa gestão, e queremos que ela seja novamente referência neste mandato, agora com mais experiência nossa e com a experiência de nossa vice Alessandra”, afirma. Segundo ele, todos os postos de saúde vão atuar integrados com a UPA, de maneira que os atendimentos sejam descentralizados e mais ágeis e organizados. Da mesma forma, a ordem é não deixar faltar medicamentos e exames para a população.

Embora tenha a saúde como foco principal, Hugo Manueira frisa que todos os setores da administração municipal terão uma atenção especial, como segurança pública, educação, emprego e renda, moradias e infraestrutura urbana e rural.

Na área de segurança pública, sua intenção é implantar a Guarda Municipal para trabalhar em conjunto com as polícias militar e civil. “A cidade vem crescendo e se desenvolvendo muito e as coisas ruins também vêm crescendo junto ao mesmo tempo. Precisamos dar uma atenção especial nisso”, observa.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Sabáudia foi um dos municípios que mais cresceram em população nos últimos dez anos, passando de cerca de 6 mil para quase 9 mil. Indicadores econômicos apontam também que Sabáudia é o 8º município com o maior PIB Per Capita do Paraná. A expansão industrial aumentou as vagas de emprego e melhorou a renda das famílias locais.

Manueira observa que empregos não faltam em Sabáudia, porém muitas vagas são ocupadas por pessoas que vêm de outros municípios. Seu plano é capacitar os jovens locais para que eles ocupem esse mercado de trabalho.

Da mesma forma, pretende investir em infraestrutura urbana, como construção de moradias e implantação de rede de esgoto para melhoria da qualidade de vida dessas famílias.